MMJoy/MMjoy2

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SK_Senshi
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por SK_Senshi » 14 Fev 2018 15:48

Boa tarde,
Qual a placa seria a mais indicada para fazer uma caixa de manete com uns 40 botões?
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21_Sokol1
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 14 Fev 2018 16:36

Qualquer Arduino baseado no ATMEGA32U4 serve.

O mais fácil e barato de achar por aqui é o Arduino PRO Micro, porém devido a sua limitada quantidade de pinos, sem usar PCB com Shift Register ficará limitado a:

- 6 eixos analógicos (pot, contactless sensor) - cada eixo que diminuir aumenta 6 botões.
- 36 botões (incluido POV HAT) - matrix 6x6

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... omicro.png

Com placas adicionais Shift Register pode usar até 128 botões - cada placa de um chip suporta 8 botões.

O Arduino Micro (ATMEGA32u4) tem mais pinos permitindo aumentar a matrix de botões - porém sem fazer um PCB adicional para a matrix as conexões viram uma "bela teia de aranha" e um quebra-cabeça para decifrar se ligar algo errado. :)

http://simhq.com/forum/files/usergals/2 ... omicro.png

E se for fazer um PCB adicional para a matrix, faça o do Shift Register, custará praticamente o mesmo, porém resulta mais prático.
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SK_Senshi
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por SK_Senshi » 14 Fev 2018 17:18

Essa questão dos eixos então, se eu só usar 2, consigo fazer a matriz com mais 24 botões? Como o Windows vê esse joystick?
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 14 Fev 2018 18:06

Usando só 2 eixos tem mais 4 pinos livres, então a matrix pode ser 8x8 = 64 botões.

O Windows vê este controlador como qualquer outro joystick, inclusive instala automaticamente usando os drivers HID do próprio Windows.

O nome do "joystick" é você que define - era limitado a 10 caracteres, não sei se mudou, se não definir um novo nome fica MMjoy2.

Também define como se quer que este "joystick" apareça para o Windows/jogos antes ou depois de outros joysticks (números de VID/PID).

A vantagem desse firmware MMjoy2 é a customização de pode fazer.

Ah, devido a limitação do DImput do Windows, os botões acima do número 32 precisam de keymapper para serem usados nos jogos, com exceção do Bo'X e DCW, estes veem até 64 e 128 botões respectivamente, independente do limite do Windows.
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por Destructorbr » 25 Fev 2018 14:58

21_Sokol1 escreveu:Usando só 2 eixos tem mais 4 pinos livres, então a matrix pode ser 8x8 = 64 botões.

O Windows vê este controlador como qualquer outro joystick, inclusive instala automaticamente usando os drivers HID do próprio Windows.

O nome do "joystick" é você que define - era limitado a 10 caracteres, não sei se mudou, se não definir um novo nome fica MMjoy2.

Também define como se quer que este "joystick" apareça para o Windows/jogos antes ou depois de outros joysticks (números de VID/PID).

A vantagem desse firmware MMjoy2 é a customização de pode fazer.

Ah, devido a limitação do DImput do Windows, os botões acima do número 32 precisam de keymapper para serem usados nos jogos, com exceção do Bo'X e DCW, estes veem até 64 e 128 botões respectivamente, independente do limite do Windows.
Boa tarde Sokol, poderia me explicar um pouco mais detalhado a configuração de mais de 32 botóes?

tenho meu button box de 48 botões
5 encoders e 43 pushbuttons
mas o windows só reconheceu os 32
estou utilizando o shift register chip 4021
poderia me dar uma ajuda?
vlw!
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 25 Fev 2018 15:15

Então, o fato de aparecer só 32 botões no Controladores de jogos é uma limitação do DInput do Windows, os botões existem mas o Windows e a maioria dos jogos não vê.

Então para usa-los precisa de um keymapper - que não siga o limite do Windows, se não me engano o SVMapper serve, os botões acima do numero 32 enviam teclas para os jogos.

Esta limitação não se aplica ao IL-2:Bo'X - que vê até 64 botões e ao DCS Worl-, que vê até 128 botões, é só ir nos controles e mapear os botões diretamente.

Outro detalhe, no firmware MMjoy2 as funções especiais para botões, como ON/OFF, Encoder... só se aplicam aos botões até 32, acima disto os botões são apenas momentaneo (igual as teclas do teclado).
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por thiagolpv » 22 Mar 2018 09:27

21_Sokol1 escreveu:... um capacitor cerâmico...
Qualquer capacitor de 100nF desde que seja cerâmico?
AMD Ryzen 5 1600X | AsRock Fatal1ty X370 Professional Gaming | G.Skill Trident Z 2x4GB (F4-3466C16D-8GTZ) @3333MHz | Sharkoon 500W Gold SFX | Kingston A400 240GB | Asus RX Vega 64 Strix | LG 29UM69G-B | Win10 Home x64
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 22 Mar 2018 12:32

É, deste tipo:

http://www.baudaeletronica.com.br/capac ... 8fEALw_wcB

Ou se preferir em formado SMD - perminte uma montagem mais compacta e "elegante", mas PITA para soldar.

http://ivent.co.nz/images/ocw/0603b224k160nt-large.jpg
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 12 Fev 2019 15:53

O MEGA-MOZG disse que talvez faça nova coopilação do firmware MMJoy2, com:

- Suporte para 4 HAT's (atualmente é 1)
- Encoders sem limitação (atualmente é possível usar 6)
- Modos (toggle, ON-OFF...) nos botões até o 64 (atualmente é até o 32)

- Possivelmente uma nova conexão para o TLE5010 - para evitar a confusão que fazem com o resitor de 10k.

- Possível suporte para o MELEXIS 90333 (o sensor HALL 3D do Warthog, T.16000M) - depende do resultado de testes.
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por thiagolpv » 12 Fev 2019 18:13

Informações adicionais, atualize a gente por favor!!
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 14 Mar 2019 09:59

Seria interessante se o MMjoy2 incluisse suporte para esta versão do MLX90333 - que já vem "pronta para usar", que opera em modo digital, com conexão serial (SPI):

https://ru.aliexpress.com/item/1PC-New- ... 16116.html

A versão com saida análogica - segundo quem experimentou, limita a resolução do eixo em 9 bis (512 pontos).
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por thiagolpv » 04 Abr 2019 10:18

Desde sempre o meu homemade buttonbox costuma falhar.
Fazendo uma relação nada precisa mas que exemplifica bem: A cada 7 vezes que pressiono uma chave alavanca, 1 falha.
Isso somente acontece com as chaves alavanca. Os botões de pulso funcionam 100% bem.

Tem alguma ideia do que possa ser e se é possível contornar?
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 04 Abr 2019 18:49

Acontece com uma específica ou com todas?

Poderia ser falha da mecânica da chave.
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por thiagolpv » 04 Abr 2019 23:41

Com todas =(
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Re: MMJoy/MMjoy2

Mensagem por 21_Sokol1 » 10 Mai 2019 13:26

Bom, o último "rumor" diz que em "dois meses, by sure©" sai a nova versão do firmware MMjoy2.
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