Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 20 Abr 2017 19:15 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Mensagens: 14333
Localização: Uberaba-MG
Perambulando pelo "mundo virtual pós-apocalíptico" do The Long Dark cheguei nas ruínas da estação baleeira "Hibernia" na "Ponta da Desolação".

Imagemfree picture uploadcertificity.com

Um comentário no forum do jogo diz que esta estação foi inspirada nas estações baleeeiras da South Georgia (alguns detalhes lembram).

Fiquei curioso com o tema e "google'ei" a respeito, assunto interessante pelo porte destas estações instaladas no início do Século XX lá no "fim do mundo" (funcionaram até 1960's), davam lucro de 100 milhões de Libras por ano, à epóca se fazia margarina com oléo de baleia (e não soja transgênica). :P

Hoje estas estações em ruínas são fechadas a visitação pública, o Asbeto usado na maquinaria tornou o lugar altamente tóxico.

Num dos links diz que a estação de Stroomnes foi o onde o Shackleton chegou depois da "Viagem do James Caird". What? :^)

Imagem
Stroomnes

A tal "Viagem do James Caird" foi uma fascinante epopéia de sobrevivência - azar e sorte.

Depois que o navio do Shacketon, Endurance ficou preso no gelo na costa norte da Antática em Fevereiro de 1915, durante os próximos 7 meses foi sendo levado pelo gelo derivando para o Norte por uns 500 KM até ser esmagado e afunar em Outubro de 1915.

Imagemadult image uploadcertificity.com

A tripulação de 28 homens salvou 3 dos escaleres do navio e as provisões que pode, acampou na placa de gelo e continuou a deriva, até que 6 meses depois em Abril de 1916 a placa de gelo começou a desintegrar.

Então usando os três escaler com dificuldade chegaram na desolada Ilha do Elefante, fora das pouco frequentadas rotas para a Antartica e portanto com zero change de serem encontrados.

Os ventos e a corrente de Oeste para Leste da Passagem de Drake impossibiliva tentarem chegar na ponta sul do Chile a uns 500 Km a Noroeste.

Então o Shackleton e mais 5 tripulantes sairam no escaler de 6,9 metros- batizado de "James Caird" - reforçado com partes do outros para enfrentar o alto mar, para tentar chegar na South Georgia... a 1500 Km a Nordeste, já que nesta direção a corrente e o vento ajudaria.

Imagemhosting imagecertificity.com

A partida do James Caird da Ilha do Elefante, registrada pelo fotógrafo da expedição.

Imagempic uploadcertificity.com

Graças a perícia do navegador conseguiram chegar na costa sul da South Georgia depois de 16 dias no mar de pires condições da terra.

Mas chegar na South Georgia, um feito extraordinário para barco e condições, não terminou com as dificuldades, pois estavam na desabitada costa sul, com o leme quebrado e três dos tripulantes sem condições físicas para continuar navegando.

Então o Shacketon e mais dois partiram a pé, atravessando montanhas e glacier para chegaram na estação de Stoomness 36 horas depois.

Imagem

Quatro meses e três tentativas frustradas depois o Shacketon conseguiu resgatar o restante (22) da tripulação da Ilha do Elefante.



Em 2000's tres experientes montanhistas repetiram esta caminanha e levaram três dias.

Na Guerra das Falklands/Malvinas durante a Operação Paraquet para retomada da ilha um comando do SAS Inglês falhou em fazer uma caminhada semelhante para reconhecer as posições Argentinas em Grytviken.

Em 2013 o aventureiro Tim Jarvis e outros cinco malucos refizeram esta viagem numa réplica do James Caird, usando equipamento semelhante ao da epóca.

Imagem

http://www.sebcoulthard.com/shackleton.html

https://www.youtube.com/watch?v=QZ2oKdS6KSs


Editado pela última vez por 21_Sokol1 em 21 Abr 2017 13:23, em um total de 6 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
MensagemEnviado: 20 Abr 2017 20:12 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 22 Jul 2016 09:56
Mensagens: 258
E hoje em dia as pessoas acham que dificuldade é o jogo da baleia azul...

_________________
What remorseless emperor commands me
I no longer govern my soul
I am completely immersed in darkness
As I turn my body away from the sun

White whale!! Holy grail!!


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB