CloD for Dummies - Autopilot

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Avatar do usuário
21_Sokol1
Mensagens: 14883
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por 21_Sokol1 » 03 Mar 2013 14:45

Imagem

"Guten Tag, gefickt Piloten".

Hoje você será introduzido ]:) ao funcionamento do Autopilot (Piloto Automático) dos bombardeiros/Jabos alemães, o seu funcionamento é similar no He-111, Ju-88 e Me-110.

Exemplificado no Me-110. Instrumentos relacionados ao Autopilot:

Imagem

1. Course Autopilot Adjust Left/right
2. Repeater Compass
3. Directional Gyro - este instrumento é dividido em duas faixas.
4. Course Autopilot Preset
5. Course Autopilot Mode
6. Course Autopilot Deviation Indicator("Kurssteuerung")
7. Magnetic Compass

Nota - Este botão vermelho acima do "Repeater Compass" (2) cancela o "Autopilot" (ou use a tecla mapeada - vide abaixo).
O ajuste do "Directional Gyro" (3) pode ser feito por este botão no seu canto inferior direito (ou por teclas designadas).
O "Course Autopilot Preset" (4) é ajustado com a chave do instrumento "Course Autopilot Adjust" (1) (ou por teclas designadas).
A seleção do "Autopilot Mode" pode ser feita clicando nestas áreas (5) (ou por teclas).

É preciso designar teclas/botões de comando para estas funções (por default em "branco") em > Controls > Aircraft > Keys:

Imagem

Para facilitar designe também teclas para os comandos necessários para ajustar o "Directional Gyro" e o "Course Setter".

Imagem

Ajustando o "Autopilot"

1 - Plote no mapa o curso do vôo e converta o rumo indicado (Norte verdadeiro no mapa) em "rumo magnético", o que apenas significa acrescentar 10 graus ao valor obtido no mapa com o compasso da "Map Tools".

Imagem
Observação - se ao invéz de arrastar a primeira linha do compasso para baixo arrastar para cima, o ângulo informado será calculado a partir de 0/360º. No exemplo seria 58º. Neste caso para obter o ângulo do waypoint seria preciso diminuir o ângulo encontrado de 360 (360-58=302+10=312). O resultado é o mesmo, mas como somar é mais fácil que diminuir, :P arraste para baixo. ;)

2 - Ligue o avião segundo os procedimentos padrões.
3 - Ajuste o "Repeater Compass" (2) para o rumo magnético obtido no passo 1.
4 - Ajuste o "Course Autopilot Preset" (4) - faixa de baixo do Directional Gyro - para o rumo magnético plotado no mapa.
5 - Verifique o rumo atual indicado no "Magnetic Compass" (7) (bussóla).
6 - Ajuste o "Directional Gyro" (3) - faixa de cima - para o rumo indicado no "Magnetic Compass" (bussóla).
7 - Decole, e trime o avião para vôo nivelado.
8 - Voe até o primeiro waypoint do plano de vôo, que no caso significa sobrevoar a base de onde saiu (Tramecourt, França).
9 - Ative o "Autopilot" - use as teclas mapeadas para "Course Autopilot - Cicle Modes) selecionando "Course".
10 - Confirme seu curso, comparando o mapa com detalhes no solo.
11 - Eventualmente verifique se o rumo indicado no "Directional Gyro"(3) corresponde ao indicado no "Magnetic Compass"(7) (bussóla).
12 - Se o "Course Autopilot Deviation" (6) indicar desvio de curso, ajuste clicando no "Course Autopilot Adjust (1)" ou as teclas mapedas para "Course Autopilot - Adjust Course Left" e "Right".

Em resumo, "Repeater Compass" e "Course Autopilot Preset" ajustados com o rumo (magnético) do alvo.
"Directional Gyro" ajustado com a leitura do "Magnetic Compass" (bússola).


Ah, caso pretenda efetuar o RTB o curso de volta correspondente a 312 graus é 132º (312-180).
Obs. Caso o rumo de ida estivesse no lado direito do quadrante, acrescentaria 180 graus para obter o rumo da volta), ex. 90+180=270.

Imagem

Nota- O indicador do " Kurssteuerung " (Course Autopilot Deviation), com o Autopilot ativado não fica exatament centrado, fica um pouco deslocado, não se sabe se isso é caractéristica do instrumento ou bug:

Imagem



"Guten Flug!"

Sokol1
Editado pela última vez por 21_Sokol1 em 24 Nov 2013 16:21, em um total de 3 vezes.
komet163
Mensagens: 238
Registrado em: 22 Abr 2010 17:45
Localização: Santo André-SP

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por komet163 » 03 Mar 2013 15:03

Muito bom isso Sokol! É esse tipo de coisa que faz com que eu continua a voar no CloD. :clap:

Algumas dúvidas: Este processo todo de plotar sobre o mapa, será feito no início de cada missão? Ou seja em tempo real da missão? E no caso dos caças monomotores como é que os caras faziam? Ou melhor que técnica era utilizado tanto por alemães como por ingleses já quê os caças não tinham os instrumentos? ;(
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
Avatar do usuário
21_Sokol1
Mensagens: 14883
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por 21_Sokol1 » 04 Mar 2013 00:47

Komet,

Sempre que o vôo for por uma rota desconhecida é preciso plotar para conhecer o ângulo para ajsutar o curso.
Eventualmente a rota pode ter mais de uma perna, neste caso seira interessante anotar o ângulo para as próximas
para reajustar o Autopilot em vôo.

Num "BoB" online típico do ATAG's, que é basicamente atravessar o Estreito de Dover nos dois sentidos nem precisa
traçar cursos, já que é perto e voa-se sempre nas mesmas rotas.

Embora opcional no Bf-110, o Autopilot é requerido para bombardear de nível com o He-111 e Ju-88.

No cenário BoB os pilotos britânicos voavam sob orientação dos controladores em terra, então requeria-se saber ajustar
e ler a bússola P-8, já que recebiam os rumos a serem seguidos pelo rádio.
A bússola dos caças alemães era mais prática, já que era lida diretamente sem precisar ajustes como a P-8 e DG dos britânicos.

Já em cenários que exigiam vôos mais difíceis como Burma ou no Pacífico, os pilotos recebiam também um "Flight Computor MK. III" para prender
na perna, como este:

Imagem

O ajuste necessário na bússola P-8 fez com que muito piloto de Hurricane em Burma não voltassem à base, depois no calor da ação esqueciam de
inverter o curso na mesma e voavam até ficar sem combustível.
The P-8 compass is a bowl-shaped instrument renowned for its robust reliability, but it has one inherent issue; you have to set the course by turning the grid ring (which has directions marked every 10 degrees graduated in 2-degree divisions, and is also divided into four quarters by two parallel wires which connect N to S, and E to W) until the required course is set against the lubber line (a small white marker on the inner ring of the compass).

You are then on course when the pointer with a red cross is on the large red square marked 'N' for North (hence the expression, "Red on Red"); wonderful, you may well say, so there's no problem getting there and back, right?

Not quite; there is a problem, one that is all the more dangerous because it is an insidious one. You see, you have to remember that when you want to get home, you must make sure that you re-set the course home. In this case, the course to Tamu was 150 degrees on the way out. On the way back, a pilot had to set 330 degrees, the way back to Imphal and home, and then make sure that the pointer with the red cross was back on 'N.'

The only problem was that, in the heat of combat, pilots could (and frequently did) forget to set the reciprocal course home, blindly keep turning until they had put 'N' on the pointer with the cross, and head farther and farther away from home, and run out of fuel, with its usually horrendous results.

In fact, this problem was so severe that some squadrons used to block off the bottom or Southern half of the grid ring as a reminder - but - you still had to re-set the course home…
Caso não tenha visto, assista este vídeo de treinamento da RAF sobre navegação à epóca da WWII.

http://www.youtube.com/watch?v=NQWZEVaoFKQ
http://www.youtube.com/watch?v=C6oGa1bqe1U

Sokol1
Avatar do usuário
21_Sokol1
Mensagens: 14883
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por 21_Sokol1 » 05 Mar 2013 14:40

Komet,

Se voce não tem, baixe um destes mapas do Von_Ton - os dois primeiros links os outros são detalhes das pistas(1).

http://www.pcpilot.hu/dokumentumtar/il- ... -maps.html

Vale até imprimir, mesmo em A4.

(1) Similar a estas:

http://616sqn.tidesofwar.net/gallery11.php

Sokol1
komet163
Mensagens: 238
Registrado em: 22 Abr 2010 17:45
Localização: Santo André-SP

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por komet163 » 09 Mar 2013 01:21

Valeu Sokol,

Muito bom mesmo cara, deu pra ter uma noção legal de navegação!

Obrigado! :rofl:
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
Avatar do usuário
28_Condor
Mensagens: 11245
Registrado em: 23 Dez 2003 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por 28_Condor » 15 Fev 2015 17:22

S!

Estou tentando usar essa bagaça no He-111 nos dois modos, mas em ambos o avião não pára de "cair", algo que não acontece no Blenheim...

Não sei qual a manhã, mas no Blein é mais fácil trimar ou estabilizar antes de usar...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Avatar do usuário
21_Sokol1
Mensagens: 14883
Registrado em: 01 Ago 2003 21:00
Localização: Uberaba-MG

Re: CloD for Dummies - Autopilot

Mensagem por 21_Sokol1 » 15 Fev 2015 17:43

Você pode engajar o modo Course e continuar trimando - neste modo o Kussteurung só controla o leme - por exemplo para manter uma subida constante, ou até nivelar.

Já o modo 22 requer o avião estabilizado antes de engajar, ou vai perder uns 1000 metros de altitude se estabilizando.
Responder