Questão de convergência

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

No CloD tornou-se também de semântica - nas versões em inglês e espanhol do jogo os campos para ajuste de convergências horizontal e vertical estão invertidos, nas versões em alemão e russo estão corretos.

Image

Portanto, caso resolva ajustar suas convergências o valor da horizontal é no primeiro campo. :P

BTW - Se seguido o modelo do 1946, o que traduz a GUI é um simples arquivo de texto (gui.properties neste) - que eu pedi para o "São Olegário" deixar acessível no CloD (no 1946 tornou-se acessível apos os MOD's), junto com o conf.ini, pois isso possibilitaria a tradução da GUI para outras linguagens que não as citadas, o que se feito, de quebra permitira facilmente ao usuário corrigir "errinhos" como este acima...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Questão de convergência

Post by 28_Condor »

S!

No caso dos caças ingleses estou deixando os dois valores iguais, porque raciocinei (como outros também no Bananas) que como só há metrancas e assim ficam uniformizadas numa linha só até o ponto de impacto, sem ter que descrever um arco que iria tirar energia das balas, além do mais acho que o valor vertical só seria aplicado para os canhoões (?) ...

Ou estou errado? Seria interessante deixar algum valor maior no vertical nos caças ingleses?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

Está errado...

a utilização da convergência vertical está sendo essencial, a intenção é fazer com que suas armas atirem na posição em V, ou seja a convergencia diminui das armas exteriores para as inferiores, exemplo 180 175 170 165 165 170 175 180...

Sinceramente, nos nossos testes não verifiquei nada invertido... muito pelo contrário...
AN_Felipe,

Fui citar sua postagem acima e acabei apagando-a sem querer (igual as do Condor :lol: ). Desculpe.
Sinceramente, nos nossos testes não verifiquei nada invertido
Bem, como este "maledeto" jogo parece funcionar de maneira diferente conforme a instalação, e alguns "especialias" dos Banana's afirmarem o contrário (ex. Ataros), fiz um "teste de São Tomé" aqui - CloD na versão bugada final - ajustes gráficos no máximo, exceto shadows no médio (continuam a piscar).

Criei uma Single Mission, com um SpitIIa, munição traçante amarela nas MG's da esquerda, traçantes vermelha nas MG's da asa direita.

Rodei a missão diereto do FMB e antes do FLY alterei as convergências:

MG's 1 a 4 que presumo serem da esquerda
1000
133

MG's 5 a 8 que presumo serem da direita
133
1000

Note-se que não afirmei qual seriam as convergências Vertical e a Horizontal, pois sinceramente não tenho certeza de nada - as vezes até acredito que as MG's 2 a 7 estão atirando munição de festim conforme alguns afirmam, pois não consegui um teste conclusivo, não vejo mais do que duas linhas de splash na água.. Fico com a impressão que o Spit esta atirando igual ao um Ki-26. Mas isto é outra questão :D

Vide "foto" dos ajustes das MG's 2 e 7, pois tirar de todas seria dose. :P

Image

Acima o resultado dos tiros, dá para observar que:

As traçantes amarelas estão espalhadas. E estão mais baixo que as vermelhas - embora na foto isso não seja visível "ao vivo" é claro. Vide a seta azul.

É possível ver onde as traçantes vermelhas se cruzam - que assinalei com uma seta laranja.

Edit - Nesta foto é visível a diferença de altura.

Image

O que se pode concluir?

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

Verifiquei que no arquivo "user.ini" o SpitIIa, após criar esta Single Mission acima aparece essa bagunça:
[Aircraft.SpitfireMkIIa]
conv _Gun03 Gun.Browning303MkII 1000 133
conv _Gun06 Gun.Browning303MkII 133 1000
conv _Gun00 Gun.Browning303MkII 1000 133
conv _Gun01 Gun.Browning303MkII 1000 133
conv _Gun07 Gun.Browning303MkII 133 1000
conv _Gun02 Gun.Browning303MkII 1000 133
conv _Gun05 Gun.Browning303MkII 133 1000
conv _Gun04 Gun.Browning303MkII 133 1000
belt _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 10 12
belt _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 12 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset test _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 11 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset test _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 2
beltPreset test _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset test _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 2
beltPreset test _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 10 12
beltPreset test _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 9
beltPreset test _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 9
beltPreset test _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 12 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 7 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Custom _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Custom _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 5
beltPreset Custom _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Custom _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 6
beltPreset Custom _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 5
beltPreset Custom _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 7 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 4 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Custom _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Custom _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Custom _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Custom _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 4
beltPreset Custom _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Custom _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 7 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Test _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 4 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Test _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Test _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Test _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 3
beltPreset Test _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Test _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 4
beltPreset Test _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 7
beltPreset Test _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 7 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
weapons 1
Nem imagino o que vai atirar se acaso entrar online... :^)

Sokol1
User avatar
41_Tche-Loko
Manicaca
Manicaca
Posts: 953
Joined: 18 Mar 2009 21:00
Location: Santa Maria - RS

Re: Questão de convergência

Post by 41_Tche-Loko »

Sokol!

Para mim, é normal esta diferença de altura da esquerda com a direita (traçante amarelo com a vermelha). Nas anvs A-1 tem 2 canhões no nariz e percebo visualmente a diferença de altura entre um e outro. Perguntei para o piloto o porquê disso e ele respondeu que era para aumentar a dispersão e possibilitar mais acertos. Caso fosse atirar parado em uma parede ficaria o desenho de um 8 inclinado.
'Nao acreditar em si e o principio do fim'
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Questão de convergência

Post by 44_Santo »

Os projéteis mais modernos e canhões que imprimem alta velocidade inicial aos projéteis são muito mais eficientes para derrubar aeronaves, ainda mais se forem de 30mm, basta um acerto e adeus mundo cruel. :)
Mas na WWII, com projéteis de 8mm, 13mm ou 20mm de 70 anos atrás e velocidade menor era importante concentrar os tiros para ter chance de destruir alguma estrutura vital do inimigo, senão era desperdiçar munição.

Sei que não tem a ver com a História, mas acredito ser mais fácil destruir aeronaves com convergência alta e atacar o solo com convergência baixa. ;)



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

41_Tche-Loko wrote: Para mim, é normal esta diferença de altura da esquerda com a direita (traçante amarelo com a vermelha). .
Mas esta diferença (vertical) no caso é devido ao alto valor da convergência que eu ajustei - 1000, para que se possa
diferenciar qual o campo de ajuste (no setup) influencia a Vertical e Horizontal.

O jogo vem com 338.3281... para ambos os ajustes. Este valor na GUI é em metros (jogo russo), da ~370 jardas (afinal o avião é britânico)... ;)

O curioso é que marcando a caixa "Default convergence" os campos ficaram zerados, mas não mudou nada no user.ini,
e o avião continuou com o mesmo ajuste anterior. :^)

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!

Ou estou errado? Seria interessante deixar algum valor maior no vertical nos caças ingleses?

SP!
"Ataros: vertical conv. set at 400 m. and horizontal at 200 m. This is a historical setting that allows to have effective firing range from about 150 to 300 m.
Probably (for central weapons up to 400+ m). Note that ballistics causes a round to pass line of gun-sight 2 times.

Receita do MK.Mr.X

"red 250/400 blue 150/500"

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Questão de convergência

Post by 28_Condor »

S!

Seguindo a receita do MrX (250/400), como o ajuste do gunsight é incrementado por 10, inverti a partir das jardas:

170 jardas/440 jardas para 246.888 metros/402.336 metros

E afinal, inverte ou não o hor/vert?? :?:

E a segmentação do Felipe?
a utilização da convergência vertical está sendo essencial, a intenção é fazer com que suas armas atirem na posição em V, ou seja a convergencia diminui das armas exteriores para as inferiores, exemplo 180 175 170 165 165 170 175 180
Parece interessante, mas aplica na horizontal ou na vertical?

Aproveitanto o ensejo, simplificando onde presta consfigurar loadout, convergencia, etc, no menu geral parece um caso perdido, apenas no menu online está dando certo? :^)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Nesta questão de convergência, 5 pessoas darão pelo menos 4 opniões diferentes. :P

Históricamente a RAF mudou a convergência padrão de 450 jardas para 250 durante a BOB.
Só que o alvo prioritário de seus caças eram os bombardeiros alemães.
Por isso alguns não consideram esta convergência ideal para dogfights.

Uma convergência 250/250 (jardas) vai fazer um belo estrago, mas só se atirar da distância correta,
então ela é erra ou acerta.

Uma convergencia como a proposta pelo AN_Felipe vai espalhar um pouco os tiros no ponto de convergência,
mas ela é erra, acerta ou acerta alguma coisa - que pode ser uma .303 na cabeça do piloto. :devil:

Veja as convergências da USAF adotadas para o P-512 Mustang - medidas em pés - e a forma dos agrupamentos:

Image
http://forum.1cpublishing.eu/showthread ... onvergence

No tópico linkado acima o Hegykc adaptou-as ao Spit, mas no final acabou concluindo que sua proposta inicial - dos desenhos em CAD - não
deu resultado positivo, e da outra receita:
Disregard these charts completely.

Sorry but after some tests I've found some things I did wrong.
I'll post updated charts, and few different setups for both bombers and fighters, both expert pilots and those not so much, later in this thread.

In the mean time, you can try these (setup so that they cover an engine profile of a He-111 or a 109 at 70-150 meters)

Convergences (in meters, reversed so type them in as they are - russian conv. labels seem to be fixed, english are not?)

Guns Vertical Horizontal
1/8----121----109
2/7----100----107
3/6----153----200
4/5----241----205

Gunsight distance set to 150-170 yards.
Should be effective from 70 to 200 yards/meters.
Set wingspan according to your target.
Mas... ( :lol: ) os seus testes foram efetuados OFFLINE atirando contra He-111, basicamente tentando PK,
por isso no tópico a "receitas" diferentes - de jogadores ONLINE focados no Dogfight. ;)

Detalhe engraçado:
Well after a week of testing I found out that I had the "only 2 guns firing" bug on my single point conversion tests.
Note que muitos "especilistas" juram que este bug (munição de festim) não existe.

IMO - Ocorre que a N variações de instalação do CLoD, uns instalaram e foram colocando patch sobre patch,
outros só usaram patchs "oficiais" do Steam, outros estão com instalação só da versão "final" do STEAM.

Este problema da convergência teria sido corrigido em algum dos patchs - mas acabou voltando na versão final (igual ao "Só a ATI faz por você |( ).

Outros compraram a versão russa (mais barata) e usam a Maddox.dll da versão inglesa - pode ser que neste caso
os campos de ajuste de convergência fiquem certos, algumem ai tem esta?
Seguindo a receita do MrX (250/400), como o ajuste do gunsight é incrementado por 10, inverti a partir das jardas:
170 jardas/440 jardas para 246.888 metros/402.336 metros
Como em geral o Mr.X atira e acerta - supondo que não esteja usando um "aim boot" - teste a receita dele. ;)
E afinal, inverte ou não o hor/vert?? :?:
Pelo meu teste acima na minha instação DEFINITIVAMENTE é preciso inverter.

Teste ai, copie as linhas do SpiIIa que postei acima para o user.ini.

Se as traçantes vermelhas (na GUI ajustadas para V=133 H=1000) estiverem cruzando perto( significa H=133) e por cima das amarelas (significa V=1000)
a sua GUI esta invertida.
Aproveitanto o ensejo, simplificando onde presta consfigurar loadout, convergencia, etc, no menu geral parece um caso perdido, apenas no menu online está dando certo?
Eu não consigo chegar uma conclusão sobre isso, por mais que teste não sei o fica ou não gravado.
Parece que a versão final tem um problem em gravar configurações, por exemplo, no FMB coloquei alguns "Winch" com balões de barragem.
Tento setar a altitude inicial para 10 e a máxima para 1000 - assim o balão vai subindo quando começa a missão.
Acontece que, alguns balões aceitam a configuração e funcionam como esperado, outros resetam para 10 e 10 - o que faz com que o balão exploda...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Questão de convergência

Post by 28_Condor »

S!

Já que estamos aprofundando o tópico...
Uma convergencia como a proposta pelo AN_Felipe vai espalhar um pouco os tiros no ponto de convergência,
mas ela é erra, acerta ou acerta alguma coisa - que pode ser uma .303 na cabeça do piloto.
Então, sobre isso tenho uma dúvida: o spit e o hurricane tem alinhamentos diferentes de armas, as do hurri juntinhas e a do spit com diferentes espçamentos, não teria que haver então medidas diferentes para cada arma do spit?

Image
the Hurricane I has 8 .303’s, 4 in each wing, and they are packed very closely in each wing, giving a natural convergence of those 4 guns as long as they are all lined up in relatively in parallel. The Spitfire I has the same 8 guns, though they are spread out over the length of the wing, necessitating a little more concentration.
Para o hurri uma area de convergencia e para o spit um ponto? Qual seria um exemplo de configuração para isso?

Acho que não pode ser uma configuração focada só pra derruber bomber ou dogar, porque várias vezes entrei no ATAG pra dogar e só encontrei bomber (ainda por cima AI) :|

Bem, como purguei minha instalação de todos os patches a minha config deve estar invertida também, mas vou testar...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote:
Detalhe engraçado:
Well after a week of testing I found out that I had the "only 2 guns firing" bug on my single point conversion tests.
Mmm, resetei as convergências das MG's na missão teste citada acima - o que só efetivamente aconteceu depois que reiniciei o jogo.
Conferindo no user.ini

Image

Só aparece gravado a convergência da Gun07 - que é a MG08, para o resto "Neres de Pitibiriba"...

Notei também que a munição default do SpitII1, o "Belt _" só aparece para
Gun00, Gun04 e Gun07 que são respectivamente as MG's 1, 5 e 8...

E para confundir mais, no mesmo user.ini - que copiei aqui
viewtopic.php?f=70&t=21974#p157548
anteriormente aparecia só para as Gun 04 e Gun07 - as MG's 5 e 8... ???

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Questão de convergência

Post by 28_Condor »

S!

Corrigindo a mim mesmo:

Setei na horizontal 246 mts e na vertical 402... agora, como estão invertidas no CLoD, no sight-distance eu seto 270 fts para os 246 mts que coloquei na barra vertical (horizontal), não é mesmo?

Testei também e parece claro que o valor alto colocado na horizontal (linhas vermelhas) joga as balas mais pra cima (verticalmente, na inversão):

Image

Dá pra ver, apesar da moça ter atrapalhado :lol:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Questão de convergência

Post by 28_Condor »

S!

Esse user.ini eu realmente não entendi não. Meu Spit2 ficou assim:
[Aircraft.SpitfireMkIIa]
conv _Gun03 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun06 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun00 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun01 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun07 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun02 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun05 Gun.Browning303MkII 246 402
conv _Gun04 Gun.Browning303MkII 246 402
belt _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
belt _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
belt _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun03 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Custom _Gun06 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun01 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun07 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun02 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun05 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10
beltPreset Custom _Gun04 Gun.Browning303MkII MainBelt 2 2 10 Residual 25 ResidueBelt 10 10 10 10 10 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
beltPreset Default _Gun00 Gun.Browning303MkII MainBelt 11 11 12
weapons 1
regiment BoB_RAF_B_218Sqn
callsign 31
aging 20
skin JUNGLE.jpg
loadout Custom SpitfireMkI_WingGuns Default
loadout Custom55 SpitfireMkI_WingGuns Default


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Questão de convergência

Post by 21_Sokol1 »

Por enquanto para o Bf-109

Image
http://sg1.es/foro/viewtopic.php?f=66&t=3548

SOkol1
Post Reply