Usando a bússola P-8 da RAF

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
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Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 21_Sokol1 »

E não apenas os pilotos da RAF (se perdiam). Em 23 de junho de 1942 o Oberleutnant Arnim Faber pousou seu FW 190 na base de Pembrey em South Wales, após ficar desorientado durante um combate com Spitfires baseados em Exeter, obviamente ele voou para NW pensando estar indo para SE e acabou entregando um FW190 novo em folha e sem nenhum dano para a RAF. O comando de caças efetuou testes de desempenho e táticos do mesmo contra o Spitfirre IX (a resivão mais recente), concluindo que o FW190 subia melhor entre 15000-23000ft e tinha uma melhor taxa de rolagem. À época a maioria dos Spits da RAF eram Mk V, e os testes serviram de alerta."

Portando não se perca, nem "entregue o ouro ao bandido". :P
Ajustando a bússola magnética no CloD.

Use o deslocamento lateral da visão (mouse+botão apropriado) e ajustes do FOV para ver melhor o mostrador da bússola, oculta pelo manche.

Em primeiro lugar veja como a bússola estava inicialmente:

Image

Então mova o ajuste "Course Setter" (a alavanca torna na frente da bússola) - clicando com o mouse no lado esquerdo ou direito, ou usando teclas/botões configuradas para isto - de forma que os ''trilho do trem'' (as linhas amarelas paralelas) fiquem alinhadas com a agulha branca que tem uma pequena barra transversal formando uma cruz, o lado norte (N) do ''trilho do trem"" devera apontar para cruz.
Na foto acima foi preciso diminuir (Decreased) valor do ''Course Setter" para alinhar os "trilhos" com a cruz da agulha da bússola.

Image

Devido a posição da bússola atras do manche (e a visão 2D do simulador), navegar por ela é muíto difícil, então usaremos o instrumento "Directional Gyro".

Image

Localize o ''Directional Gyro" no painel, note que nele a contagem de graus varia para mais ou para menos, conforme manobra a aeronave.

Leia (passe o mouse sobre a bússola que aparece o pop-up de texto) a última indicação da linha de graus da bússola (no exemplo, era 252) e defina este valor no "Directional Gyro" (DG), clicando no botão abaixo dele (Directional Gyro-Decrease ou Increase).

Após calibrado o DG volte a escala externa da bússola de forma que o N fique as 12:00Hs - assim voando para o Norte a agulha ficará entre as linhas paralelas da escala. (1)

Agora esta pronto para navegar. Voe seguindo a indicação do "Directional Gyro" (DG), mas esteja ciente que que o DG se desajusta rapidamente.
Então é necessário repetir o procecimento de ajuste a cada 10-15 minutos, ou após manobrar violentamente.

Como não é recomendavel fazer estes ajustes ao entrar numa "hot zone", torna-se importante ajustá-lo com um intervalo menor ao se aproximar desta aréa, ou no caso de precisar fugir para casa podera acabar indo na direção oposta...

Certifique-se que a bússola (a magnética) esteja estabilizada antes de fazer a leitura para ajustar o "Directional Gyro", para isso trime a aeronave num vôo nivelado.

(1) Opcionalmnte podera usar a escala externa da bússola para designar um curso a ser seguido (Curse setter), ex 285º - neste caso girea-a até que o "HUD" indique esste valor.

Observe que nos controles a um comando "Look at instruments" (é preciso definir uma tecla/botão) que permite olhar rapidamente os instrumentos com uma visão aproximada enquanto este botão for mantido pressionado, independente de estar com visão voltada para o 6 ou outra posição, usando TrackIR ou similares. Use este comando para consultar a bússola ou o giro direcional (DG) sem perder o POV."
Original: http://jimeez.weebly.com/using-the-compass.html

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Re: Usando a bússola

Post by 21_Sokol1 »

Filme da RAF - da época da WWII - sobre navegação a baixo nível.

http://www.liveleak.com/view?i=4fa_1321810275

Parece usar a escala giratória para marcar correções ...

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Re: Usando a bússola

Post by 21_Sokol1 »

No Banana's esta cheio de choradeira sobre a dificuldade de ver a bússola no Spit/Hurri, uns sugeriram inclusive que o manche ficasse transparente/invisível ao apertar um tecla... :P

Por acaso arrumei um jeito fácil.

Usando o JoyToKey setei o POV HAT para mover o mouse (mouse view), ja que os default Snap e Pan View herdados do 1946 são uma droga.

E configurei uma tecla para o "Hold to offset camera".

Assim, olho para baixo (HAT down) seguro a tecla e clico HAT para a esquerda:

Voilá!

Image

Vapt-vup!

Em um botão do joy, acessível ao "dedão", setei tres funções diferentes, diretamentente no SETUP do CLoD, o fato da tabela de controle estar dividida em várias categorias (Aircraft, Camera, View, Torret...) permite isso. (1)

Apertando este botão: A visão é resetada (tecla default /), olha para frente (tecla default Keypad #5) e muda para o FOV 70 (tecla default End).

Então checada a bussóla, ou o 6 ou qualquer outra coisa, apertado este botão o POV volta para a frente (se preferir que volte com FOV 30 - mas afastado, use o Page Down).

(1) A configuração default do jogo tem um conflito de teclas, que impede que se atire com a MG do gunner ao mesmo tempo que move mira. No caso é o botão esquerdo do mouse, usado para disparar a MG do gunner, como por default esta configurado (salvo me engane :P ) também para o "Hold to Offset Camera" a mira não move. Então configure outra tecla/botão para esta função, usei o LALT (já que uso eventualmente o offset).

BTW - Não que resolva alguma coisa mover a mira enquanto atira como gunner, não acerta nada mesmo :lol: - isso nos aviões em que consegue atirar, os bombers multi-tripulados.

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Re: Usando a bússola da RAF

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Respondendo sua questão sobre o DG:
Então voce ajusta o direcional giro (DG) pela leitura da bússola magética, compensando -10 graus.

Embora já tenha feito isso varias vezes, às vezes dá uns resultado estranhos, como eu apontar o nariz do avião pra França e o DG dar 200~270
No respawn tanto a bússola magnética como o DG estão apontando para o "nariz" do avião.

Na bússola o N esta as 12:00hs e no DG a leitura é 0º. Afinal voa-se apontando o "nariz" para onde quer ir. Confira:

Image

Um parenteses para mostrar que a dica do Robo sobre ajustar o DG apenas espelhado a leitura da bússola como se faz na RL, assim como querer voar pelos
"Pilotes Notes", não funciona muito bem no mundo WHOlegariano. Veja a bússola no respawn com o ZOOM máximo (pelo mouse):

Image

Da para chutar que a agulha indica + - 115º, que espelhados dá 235º.
O problema é que o ângulo de visão do piloto virtual induz a um erro nesta leitura pois a bússola, depois de ajustada as linhas duplas
da escala giratórica com a agulha, indica no HUD 250º:

Image

Portando, a impossibilidade de se ver a bússola diretamente de cima, sem inclinação - o que um piloto da RL faria se inclinando sobre ela, torna este macete inútil no CloD. Note também que entre a visualização da agulha do DG e a indicação digital do "HUD" a uma diferença de 1º.

Continuando, uma vez verificada a leitura dos graus indicados pela agulha na escala giratória com as linhas paralelas coincidindo
com a agulha, ajuste o DG com este valor. Note que não foram compensados os tais 10º da declinação magnética de 1940.

Image

Acima o valor esta 254º porque a foto é de outra seção, um "incidente" interrompeu a sessão anterior. :P :rofl:

Agora vem o detalhe que talvez explique suas leituras estranhas, como voando rumo a França e o DG mostrar 200~270º.

Ao terminar de calibrar o DG, volte o N da escala giratória da bússola magnética para o "nariz" do avião - N às 12:00hs.

Image

Assim o DG fica alinhado com a posição da agulha da bússola mágnetica, o Norte magnético, e o N da escala giratória às 12:00hs - o "nariz" do avião.

Voando rumo ao SUL veja as leituras destes instrumentos:

Image

O DG indicando 180º e a agulha chegando as 6:00 - ainda não tinha estabilizado - justamente onde esta o S da escala giratória.
Se não tivesse voltado o N da escala giratória para 12:00 após calibrar o DG a agulha estaria apontando um valor entre 120~130º.

Verificando no mini-mapa, o ícone do avião indica estar indo para o Sul, bem mais ou menos, a uma inclinação para a direita. ;)

Image

Pausado o jogo, e usando a TOOL de ângulos (a quarta) foi traçada um reta Norte-Sul passando pela cauda do avião, e outra reta passando
pelo centro da sua fuselagem:

Image

Tcharammm! Confirmado um desvio (declinação) de 10º. :)

Checando no cockpit a bússola magnética após a agulha estabilizar, o DG indicando 180º e a agulha um pouco antes do S (180º, 6:00hs), confirma-se também os 10º de desvio do Norte magnético.

Image

Compensados os 10º no DG e continuando a voar para o SUL, veja agora as leituras:

Image

Para eliminar de vez qualquer dúvida, checando novamente no mini-mapa, onde é mostrado o Norte geográfico e não o magnético:

Image

A linha a 90 graus é apenas para indicar que a linha passando pela fuselagem do ícone esta alinhada Norte-Sul, 180º.

Agora note na terceira foto deste "mangá" :lol: que o pop-up do mouse indica "Course setter".
E é isso, a escala giratória fs bússola é um indicador de curso, e alem de servir para calibrar o DG pode ser usada para indicar o próximo waypoint do plano de vôo.

Digamos que seu alvo esta a 210º do seu ponto de partida, após calibrado o DG gire a escala até o 210º ficar as 12:00hs e voe mantendo a agulha da bússola magnética dentro das linhas paralelas da escala.

Nota - no IL-2 1946 alguns aviões tem este "Course Setter", a exemplo do F4F, porém funcionando de forma automática, chegando num waypoint as linhas paralelas apontam para o próximo. Voando sempre com a agulha da bússola dentro destas linhas chega-se no local correto.

No CloD é a mesma coisa, só que os ajustes precisam ser efetuados manualmente, igual a RL. ;)

Então se não for usar a escala externa para indicar um curso, após calibrado o DG deixe sempre o N sempre coincidindo com o "nariz" do avião.
E, estando em apuros sobre a França esqueça tudo e simplesmente voe com a agulha magnética apontando para as 12:00 que chegará
(em algum lugar) na Inglaterra. :rofl:

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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Tem um detalhe no uso da bússola P-8 no CloD que talvez explique você voar "feito barata tonta". :lol:

A escala digital do HUD funciona no sentido anti-horário, girando para a esquerda informa: 0 > 90 > 180 > 270 > 360.

Exemplo com o N (o Course Setter) da P-8 apontando para a esquerda - às "9:00 hs", o que seria HDG 270º o HUD mostra 90º.
Se voce ajustar o DG com este 90, vai estar voando na direção contrária da desejada. :P :rofl:
Tem que usar os 90 para diminuir de 360 ou somar a 180 - tanto faz.

360 - 90 ou 180 + 90 = 270

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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 28_Condor »

S!
21_Sokol1 wrote:
"It's British!"

Sokol1
Aii Chinuauá!!! :P

Dam british, o que esperar de gente que senta no lado errado do carro? :P


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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 21_Sokol1 »

Para referência rápida, criei o "P8<8". :P

A escala externa indica o HDG real, desde que o N esteja no Norte (360) - se não me engano, online sempre fica nesta posição no "respawn".

Image

Olhando no P8 (in game) a agulha + aponta para 140, significa que seu real HDG é 220.

Nesta bússola "mão inglesa" o HDG real é sempre 360 menos o indicado. (360-140=220).

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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 28_Condor »

S!

Muito bom, Sokol! Agora sim dá pra usar a P8 :)



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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 28_Condor »

S!
A escala externa indica o HDG real, desde que o N esteja no Norte (360) - se não me engano, online sempre fica nesta posição no "respawn"
Só uma dúvida: alinhado com o Norte magnético da agulha (que nunca está no respawn) ou com o nariz do avião (sempre está)?

Muda alguma coisa quando se recoloca o N da escala no hdg 360 (como aconselhado acima)?


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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 21_Sokol1 »

No respawn a agulha da bússola esta apontando para o Norte (obvio) o que pode ou não coincidir
com o nariz do avião dependendo do alinhamento da pista usada.

Por exemplo EGLI (Littlesttone) é alinhada 087 - 267.

Esta P-8 acima, com a escala externa invertida eu criei como uma referência rápida, olhe na bússola
do avião para onde a agulha aponta, e leia na escala externa do desenho o HDG real.
A pré-condição é que o N do Course Setter (o disco externo da P-8) no jogo esteja alinhado com o Norte (0-360º).

Isso é mais útil no voo com caças, para se ter rapidamente uma idéia do rumo em que esta indo.
Não é preciso por causa da paralaxe que a posição da P-8 no jogo apresenta.

Não serve para uso com o "Autopilot" no Blenheim, pois neste precisa da escala externa para ajustar
o curso desejado ou seja como "Course Setter". ;)

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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 28_Condor »

S!

Voltei a bombar com o Blenheim e tenho feito uns bomb runs agradáveis, creio que devo isso também ao joy centralizado, é só ligar o mode 22 e ele faz pequenos ajustes de 100-200 metros, e só, depois ele voa firme e reto...

Entrementes, descobri meu problema com traçar o hdg com o transferidor... eu estava traçando a linha uma unica vez na perpendicular (de cima a baixo*); ao fazer isso, o norte acaba sendo apontado para baixo :P , agora eu dou mais uma volta e o hdg passa a ser traçado corretamente (com o norte pra cima) e o modo de configurar a P-8 no manual do Chuck se torna condizente...

Estou só com mais duas dúvidas:

- Aparentemente entrar diretamente os valores IAS dá mais certo... é necessário ou não calcular o TAS?

- Quando há vento como calculo o desvio necessário?



*acho que se fizer de baixo pra cima também deve dar certo (?).


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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 21_Sokol1 »

O transferidor tanto faz, a diferença é que dependendo onde começar a reta precisa somar, ou no caso inverso diminuir. :)

No Blenheim você usa a IAS* - se a Wimperis tivesse sido corretamente modelada aquele treco na base dela que funciona como bússola repetindo a P-8 seria
usado para este calculo da IAS bem como do "triângulo do vento", mas sendo "obra do Luthier" já sabe. :P

Mas tem que fazer uns ajustes na IAS, a indicação do velocimetro é imprecisa, compare com o HUD da Wonder Woman, uns usam 10, outros 20 a mais.

O acerto do vento é igual no BoS.

* No He 111, Ju 88 precisa converter IAS em TAS, ou como o UAI-Sckrab faz, usa só o ângulo para a dada altitude, ele tem uma tabela com os ângulos apropriados.

No final da na mesma, o ajuste da velocidade na mira é para ela "calcular" o ângulo, se já sabe não precisa calcular.
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Re: Usando a bússola P-8 da RAF

Post by 28_Condor »

S!

Como não estava acertando nada online, passei a fazer testes off-lines e cheguei a alguns achados "interessantes":

- Pelo menos para alvos até 50fts é só entrar com a altura indicada, o mesmo a velocidade, coloco a IAS bruta...

- Como as bombas estavam caindo a minha esquerda coloquei uns -3.5 graus na mira e aí voilá, acerto na mosca (vide imagem anexa, meu Photobucket não entra :P)...

Como no mapa que criei não tem vento isso quer dizer que o Blenheim aderna pra esquerda no mode 22?

Vou fazer mais testes com outros parametros para ver se tem mais coisa aí :?:
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bomblevel01-04.jpg
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