Shturman (Navegador) para o IL2.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Shturman (Navegador) para o IL2.

Post by 21_Sokol1 »

Consegui usar algumas funções do Shturman - citado do tópico "Cheaters" Russos, para ajustar o bombsight dos bombers do IL2.
Como ele alterna altura de metro em metro e velocidade de KM em KM, da mais precisão que do Bombsight Table, principalmente com o A-20 cujo bombsight esta em milhas e pés, diminuindo o fator de arredondamento.

O Shturman considera outros fatores no cálculo, como temperatura do mapa, carga de combustivel, tempo de vôo, altitude do alvo em relação ao nível do mar, mas isto ainda não entendi. Tem tambem uns avisos, com uma voz irritante falando em russo... desabilitei. :-P
Abaixo o que deu para usar:
Image

O que chamo de "modos são as 4 telas possíveis do Shturman, basicamente usei a mostrada na foto. Elas são:
Bombing
Flight watch >> Aqui é possivel selecionar o bomber/cargas de bombas a ser usado, e o mapa do vôo, o que altera o fator temperatira, precisa que o campo Navegation esteja selecionado.
Navegation
Torpedoing

Depois de configurado, clique em ON TOP e minimize o Shturman, assim podera "chama-lo" dentro do jogo com o Shift + Home.

Sokol1
User avatar
37_Tupan
Marraio
Marraio
Posts: 1172
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Vila Velha - ES
Contact:

Post by 37_Tupan »

S!

OK, estou MUITO por fora, então devo estar perguntando algo já respondido... Mas onde eu baixo?

SP!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

37_Tupan wrote:S!

OK, estou MUITO por fora, então devo estar perguntando algo já respondido... Mas onde eu baixo?

SP!
Tive vontade perguntar o mesmo :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Shturman - citado do tópico "Cheaters" Russos, <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Leiam o forum. :-P

Tá bom, já que estão com preguiça: http://forum.sukhoi.ru/forumdisplay.php?f=146

Edit. Parece que o Shturman lê dados do game via Devicelink, alguem lembra como ativar?

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Este "gadget" esta na versão 3.5H - pelo jeito simula até bomba guiada a laser.

http://narod.yandex.ru/100.xhtml?navair ... for_FH.zip

E parece que usando o DeviceLink ele trima o avião...

Entre trocentas outras coisas...

Imagino que seja util numa navegação "dead recknoning".

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

:shock:

Estava encarando este Navegador como um Bomsight Table avançado, mas isso é um PILOTO AUTOMÁTICO COMPLETO - ele interage com o IL-2 através do Device Link (que agora, com os MOD's funciona online).

Voce informa para ele tipo:
Saia do quadrado B1 vá para o quadrado F-5 numa velocidade 250 KMH, altitude de 5000 metros, bombardeie um alvo situado a 75 metros de altitude...

Ficam dois pontos no meio da tela, quando o primeiro passar sobre o alvo "libera as bombas" e faz os calculos finais e lança as bombas.

Se o alvo estiver em movimento voce informa a sua velocidade e se esta se aproximando a 45 ou 90 graus...

Se for torpedadear um navio, ele coloca um traço na tela, que voce deve manter sobre o navio (em movimento) para acertar o torpedo...

Tem tres traços em forma de H que ele coloca na tela, que aparentemente servempara calcular :? o tiro dos gunners...

Image

Alem de mostrar a hora do micro, registra o tempo de voo decorrito, o ETA, tem cronometro progressivo e regressivo, este com bip...

Calcula - sei lá para que - o consumo de combustivel do avião selecionado...

Tem o modo bombardeiro - voce sai numa missão de bombardeiro com alvo predefinido, e o modo Reconhecimento - para bombardear alvos encontrados...

Arrumei um programa que edita .CHM (CHM Editor) e com ele traduzi via Goolge o manual do Navegador:

http://www.yousendit.com/download/MnFnb ... R0hIRGc9PQ

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 05 Jun 2009 20:47, edited 1 time in total.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Baixei. Vou testar depois :)

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!
Tem tres traços em forma de H que ele coloca na tela, que aparentemente servempara calcular o tiro dos gunners...
Está calculando a deflexão para a mira! Parece correto, quando avião desce na tua direção é ali mesmo que você deve atirar ;)

Mão na roda esse programinha, vão baixar também :ok




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Errrr... Galera, antes é preciso considerar se é correto usar um cheat desses num jogo online.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Bem, não testei ainda, mas se não fizer o trabalho por você mas para, não vejo nada demais... ele pode me indicar onde devo atirar, mas ainda serei eu que vou atirar... Seria mais ou menos como o a mira Nordem no automático, só que que com cálculos mais precisos...

Não sei se o Sokol falou literalmente se é um piloto automatico, mas mesmo assim tem que ver que on-line, em servers de dog, você é obrigado a fazer o papel de seis a dez tripulantes :oops:

Se existir meio de calcular tudo previamente, e puder me ocupar em defender meu bomber (sim, porque raramente você tem alguém para te defender), não vejo problema....


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

A mira de torpedos, ajustada para um "tiro" a 90 graus contra um navio em movimento:

Image

Aqui para 45 graus:

Image

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Uai, mas onde está mostrando o ponto de lançamento?

Sokol,

Não tem como por essa interface em ingles?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Tem, vai no Shturman.ini e coloca Eng em Lang=:

[Options]
Lang=Eng <<<
Store=1

Ou clicando na Engrenagem&Martelo na proxima tela aparece RUS em azul no meio da tela - em cima, clica nele que aparecem os .INI para selecionar.

Voce lança o torpedo quando a linha vertical estiver sobre o alvo.
Observe na janela OnTop do Shturman que o alvo selecionado é o Cruzador "Niobe", o lançamento sera a 5000 metros com um angulo de 90 graus (ou 45 conforme a foto).

Este track (não sei de que versão) do Borneo mostra a mira "in action".
http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1205942591

Página do cara (in ruski): http://navair.narod.ru/shturman.htm

BTW- No "ancient" Warbirds 2.77 eu e o CG fizemos uma mira deste tipo para o Kate, so que a linha era fixa e tinha que avaliar a distancia no "olhometro" para lançar - contra alvos moveis - funcionava "marrom". :-P

Sokol1
INACIO2

Post by INACIO2 »

S!
Sokol, vc tem algum manual do Stherman em Inlgês???
aquele link que vc postou para download do manual de navegação expirou,
vc poderia colocar outro:???
eu estou utilizando apenas para bombar, de nivel.
ainda não entendi completamente como utiliza-lo com torpedos,
aquela mira de deflexão para ganners, qual opção do shturman vc habilita para ela aparecer???
Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Inacio,

Na epoca que comecei a traduzir praticamente ninguem demostrou interesse, então larguei mão... Acho que não tenho mais os arquivos.

Sorry.

Sokol1
Post Reply