Para aqueles que estão ansiosos por detalhes, as primeiras impressões (do CloD) feitas pelo
Youss (experiente piloto de IL-2), postadas, em russo, no forum Sukhoi, pilotando um Bf-109.
http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.php?t=66721
O autor do tópico no 1C recomenda usarem o tradutor do Google e lerem o tópico original no Sukhoi , pois seu inglês não é bom o suficiente para transmitir a excitação destas impressões, mas espera poder esclarecer algumas coisas que o tradutor do Google torne difícil de entender.
Algumas caractéristicas:
- Apertar a tecla “I” não liga o motor com o modo “Complex engine management” habilitado. A hélice gira e para logo depois.
- O Bf-109 tende a rolar durante a corrida para decolagem, porem sem nenhum movimento brusco de guinada como acontece no IL-2
- No CloD não a pistas de decolagem (asfaltadas ou não) como no IL-2, apenas um grande campo plano cercado por algumas construções e a hangares. Você pode decolar em qualquer direção.
- A variedade de detalhes dos campos de pouso (hangares, construções, torres, AAA... ) torna decolar e pousar mais fácil, pois aumentam a percepção de velocidade.
- Ele ficou maravilhado com o vôo a baixa altitude. A sensação de velocidade é muito melhor quando comparada ao Il-2. A principal coisa é que não a superfícies planas.
Todo o chão não é plano, e a primeira coisa que pensei foi “como vou fazer um pouso de emergência?” Não fui capaz de encontrar nenhuma área plana e grande o suficiente.
- A visibilidade dos contatos é boa se estiverem no mesmo nível que você. Se você estiver acima deles você perde de vista imediatamente. O mar é bastante ruidoso por causa das ondas e você não pode ver os inimigos. Se os contatos estão acima de você, eles se misturam com o céu e difícil de vê-los novamente.
- Em alto G (quando fiz um looping vertical) a cabeça (do piloto) tende a se mover para baixo e a mira (gunsight) sobe na tela, sendo preciso você corrigir a direção de sua visão.
- Você precisa ligara a iluminação do gunsight, ou fica difícil de usá-lo. A iluminação da cabina é fantástica.
- O comportamento da IA é muito diferente do IL-2. Eu conheço a IA do IL-2 muito bem, mas não fui capaz de abater nenhum neles (no CloD). Eles desceram de 4 km para o nível do mar e nenhum foi danificado seriamente.
- Não fui capar de atingir um Spitfire com os canhões, é muito, muito difícil de mirar.
Os tiros dos canhões são um pouco dessincronizados e o Bf-109 começou a guinar para a direita e esquerda. É difícil continuar atirando por mais do que 2-4 rounds.
- Mesmo o mais leve rolamento sem um trabalho apropriado com os pedais (de leme) faz a aeronave escorregar e as traçantes começam a desgarrar para longe do centro da mira.
- A fumaça das traçantes é muito, muito bonita.
- A aeronave é muito escorregadia, o estol começa imediatamente sem nenhuma tremida pré-estol.
- Em baixas velocidades a aeronave não reage ao controle. Parece que o combate estolado não é mais possível.
- Não foi capaz de ouvir um Spitfire aproximar no 6. Apenas quando viu as traçantes rolou imediatamente e mergulhou nas nuvens.
- Quando entrou nas nuvens as janelas começaram a embaçar. Quando saiu das nuvens era difícil dizer onde era céu e onde era solo, teve que esperar algum tempo até as janelas começarem a desembaçar.
- Ele aproximou de 2 Spitfires quando voltava. Errou seu primeiro ataque e subiu, perdendo de vista os Spits. Voou na área durante algum tempo, mas não foi capaz de encontrá-los.
- A visibilidade do campo de pouso na costa é muito boa: um grande campo cercado com construções.
- Para usar os Flaps você precisa pressionar o “F”e segurar até conseguir o ângulo desejado nos Flaps.
- Apertei o “G” uma vez para baixar o trem de pouso, mas aparentemente falhou.
- Não ha “Speed Bar” ou qualquer outro texto na tela, nem para Flaps ou trem de pouso.
- Pousei sem baixar o trem de pouso. A hélice foi danificada e a aeronave foi coberta com uma nuvem de poeira até parar de deslizar.
- Após a missão as estatísticas mostravam um Do-215 abatido, 2 Spits e um Bf-109. Tive 3% de aproveitamento dos tiros em um Spitfire e causei 10% de danos nele.
- Meu Bf-109 teve 15% de danos. Não a detalhes de quanto dano foi causado por fogo inimigo e quanto foi devido ao pouso de barriga, ou outras causas.
- No modo “Zoom view” você não pode mover o POV mais do que uns 20 graus – talvez 30.