CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
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21_Sokol1
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CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

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O popular servidor CloD do ATAG é um tipo "self-service", cada um faz o que quer, como quiser - uma vez vi tres caras treinando acrobacia com Tiger Moth - peguei "carona" em um, mas o 'moron' não gostou e jogou o avião no chão... :lol:

Um ex-bomber ace do '46 (costumava jogar bombas pelas chaminés dos navios) eventualmente extravasa lá sua frustração manejando Ack-Ack.
:lol:

De "fast-food" - tipo "Islas Margarida" do il-2:'46 :P - tem o AX-Dogfights, com uns scripts interessantes, como por exemplo o que impede o piloto "ispertu" saltar do avião inteiro para não registrar kill para o adversário.

A proposta do servidor do No.401 - que vinha rodando um tipo de Coop RED x IA aos fins de semana para esquadrões registrados, é diferente, diriamos mais "simulação". :)

Gostei da proposta - TT: ;)
No.401's Server Mission

1. O servidor é "full swtich", rodando 24/7 - ou pelo tempo que o CloD Commander aguentar.

Ou seja com CEM, sem visão externa - a não ser que pule de paraquedas... ;)

NT - Suponho que seja uma versão melhorada do ótimo sistema SNAFU-Kanalkampf (Que o Ancião colocou "no" ar e ninguem prestigiou...).

2. O servidor apresenta condições variáveis de vento.

Sempre que o mapa reinicar as condições de vento serão ajustastas aleatóriamente, restritas a "condições de voo", de forma que não haverá ventos fortes.
Isto significa que os pilotos novatos que simplesmente tentam decolar de qualquer lugar em qualquer direção provavelmente vão se dar mal.
Decolagem e pouso na direção do vento é uma parte do vôo de uma aeronave, e como nosso servidor é dedicado a "simulação", o vento faz parte do mapa e deve ser respeitado.

O servidor permite ao piloto requisitar à torre as condições de vento (Tab), recebendo uma mesnagem com esta:

"Atenção: Vento suave ( 4,1 m / s) vindo de 140 graus."

Isso significa que deverá taxiar para a pista mais adequada que permita decolar apontado o mais próximo do rumo 140.

3. O servidor tem voos da Ai complexos.

Devido a diferenças de fuso horário, acontecera de alguém logando tarde da noite (NT: por exemplo da Australia), encontrar poucos jogadores no servidor. Se o seu interesse for além do "dogfight" PvP
encontrá situações com algum fundamento histórico proporcionadas pela AI, de forma dinâmica e interesssante.

Em geral o uso da AI em servidores online é bastante previsível, o criador da missão
coloca a AI aparecendo em intervalos regulares, num mesmo ponto e seguindo a mesma rota, convidando para serem abatidas
, havendo pilolos que "estacionam" perto destes pontos para facilmente aumentarem seu "score".

O servidor do No.401 pode ser descrito como um campo de batalha dinâmico.

Quando o servidor reinicia a missão, a primeira coisa que acontece é que uma de 3 sub-missões é selecionada. Isso significa que assim que alguém conectar ao servidor alguma coisa estará acontecendo.

Poderá ser um ataque de bombardeiros (25+).
Poderá ser uma varredura de caças.
Poderá ser um Condor transportando tropas com escolta leve.
Poderá ser um Staff Command sendo realocado em um solitário Bf108.

Frequentemente será uma combinação destas ações. Iniciada a missão algum destes alvos estarão prontos para serem localizados e engajados.

Além disso, ao longo do tempo, vôos de Spitfire e/ou Hurricanes da AI vão patrulhar a costa da Inglaterra e/ou a França à procura de problemas .

Além disso, por ser a missão baseada num período pós-Batalha da Inglaterra (início de 1941 - NT: "Circus and Rodeo"), os pilotos RED indo na direção da França vão desencadear resposta da AI a sua incursão, em duas etapas.

Na primeira etapa, ao se aproximar da costa francesa, ira gerar um voo da AI aleatório entre os vários disponíveis para aqula área. Que pode incusive ser um dos vôos da "missão em andamento" descrita acima.

Na segunda etapa, ao chegar na França, fará com que em determinadas aréas do mapa patrulhas de Bf 109/110 decolem para patrulhar estas aréas, defendendo seu espaço aéreo e aerodromos. Também de modo aleatório, poderão decolar de qualquer dos aerodromos disponíveis na aréa.

O efeito cumulativo de toda esta randomização e "triggers" disparados pela sua "sortie" é que não será possível prever onde a AI inimiga aparecerá.

Se você voltar para o mesmo lugar onde da última vez encontrou o inimigo decolando, haverá a possibilidade de ser surpreendido por Bf 109 mergulhando de 20.000 pés que não estavam lá da última vez. Assim cada vez que a missão for reiniciada será um novo dia na batalha com novos eventos e novos resultados.

Mais um detalhe. Todos esses vôos da AI são capazes de interagir entre si de forma totalmente independente dos jogadores se suas rotas se cruzarem.


"Em uma ocasiçao estava voando para a França e deparei com 12 Spitfires mergulhando em uma formação de bombardeiros, e ao mesmo tempo sendo atacados pelos Bf 109 da escolta.
Isso a 25.000 pés. Não foi um evento gerado por script da missã.
Esta batalha foi o resultado dos voos criados aleatoriamente entrarem em contacto uns com os outros.
Foi uma bela visão ver os "contrails" resultantes. Me envolvi na luta, para proteger um Spitfire sendo atacado, levei algumas balas na asa, e eventualmente tive que desengajar devido a falhas nas metralhadoras desta asa."


4 . O servidor é aberto para o multiplayer RED x BLUE!

Não é devido a presença da AI que a missão não seja voltada ao PvP, ou seja apenas RED x AI (como era antes) devido a ausencia de objetivos para os BLUE's na Inglarerra.

Ambos os lados têm vários aeródromos espalhados por todo o mapa, permitindo a utilização de quase todas as variantes da aeronave disponíveis .
A seleção de aeronaves (incluindo o Bf109 E4/N e Spitfire IIa) reflete uma tentativa de compensar o fato de não haver arenovaves de 1.941 disponíveis no jogo (Bf109F, FW 190A, Spitfire Vb).
A diferença de performance que o BF109F e FW 190 introduziram sobre o SpitVb, será adequadamente representada pela presença do Bf 109 E4/N.

Embora a missão não designe alvos para os BLUE's destruirem na Inglaterra, os bombardeiros estarão disponíveis para aqueles jogadores que desejarem atacar aeródromos ou áreas industriais na Inglaterra. Esperamos, num futuro próximo, incluir nos relatórios os danos causados pelos pilotos BLUE nestes ataques.

Além disso o sistema de radar RDF ingês é atacável . Localizando e destruindo as torres RDF ao longo da costa pode colocar partes do sistema fora de ação. Isso terá um impacto direto sobre a capacidade dos jogadores RED em localizar e posicionar-se para atacar grupos de bombardeiros inimigos e varreduras de caça.

Algo que sempre incomodou no jogo PvP em horários avançados é encontrar o seu inimigo e seus amigos.

No servidor do No.410 temos algo que vai ajudá-lo com isso:

Os sistemas de radar RDF e Freya.

Usando o excelente sistema RDF do Kodiak como base, atualizamos o mesmo para incluir o radar FREYA para o lado BLUE, bem como oferecer uma opção de "localizar contatos amigáveis".

O RDF e o Freya irão permitir aos jogadores encontrar os inimigos ao longo do canal e sobre seu território de origem de forma rápida e eficiente.
Em certo grau o FREYA é mais preciso (mais preciso com a altitude), mas os controladores do setor RDF cobrem uma área maior, devido à sua experiência na Batalha da Inglaterra e suas excelents salas de filtragem.

O relatório de contatos amigáveis lhe dará informações precisas de aeronaves amigas no ar, mostrando onde estão, a sua altitude e em que direção eles estão indo (similar ao relatório de contatos inimigos, exceto que os relatórios de contatos inimigos são mais vago sobre números - NT: Já que os caças amigos dispões de IF, interpelado pelo radar).

Assim não precisar perguntar aos seus amigos sua posição - e receber respostas vagas como "no HDG 110". :P
Verifique o relatório de contatos, localize-os no mapa, e traçe sua rota de interceptação. Ou diga para onde eles devem ir para encontra-lo.
Os outros jogadores não estão no TeamSpeak?
Não importa. Encontre-os e junte-se a eles.

Não a nada no servidor para evitar o "surf dogfight" no meio do Canal, se este for o desejo dos jogadores. Mas a outras coisas para fazer se o piloto não estiver interessado nisto. A idéia é proporcinar variedade.

Em resumo o servidor não é para as pessoas procurando por "fast foot dogfight" NT: a exemplo do AX-Dogfights.

5 . Nosso servidor oferece alvos realistas para bombardeio como nenhum outro (atualmente apenas para os RED's).

Na WWII as tripulações sobre a Europa não lançavam suas bombas e depois olhavam para o topo do canopi esperando ver uma mensagem de texto alarajada para dizer-lhes se eles destruíram seu alvo ou não. :P :lol:

Os aeródromos não transmitim para o inimigo qual porcentagem de seu campo estava fora de ação. O bombardeiro de altitude não era preciso e muitas vezes não era eficaz.
O comando de Bombardeiros não contactava a Luftwaffe para informa-los dos seu "Target for today" - alvos que tinham sido designados para aquele dia. :P

Os alvos disponíveis para o RED serão diferentes cada vez que o mapa for iniciado. Os alvos, quando atingidos não enviarão mensagem informando "DESTRUÍDO!". :P

Da mesma forma os objetivos designados para os RED não serão informados para os BLUE's (NT: como tradicionalmente é no briefing da missão).

Como os BLUE podem defender os alvos se não sabe quais vão ser atacados?

- Usando o radar FREYA para localizar os ataques inimigos e intercepta-los, da mesma maneira que isso foi feito em 1941. ;)

E os danos? Como o piloto RED's vai saber se um alvo bombardeado foi atingido e destruído?
Há duas respostas para isso.

1 - Sobrevoar o alvo após o ataque e ver o foi que atingiu e destruido.
2 - Retornar para seu espaço áero e requisitar um relatório ao "Recon and Damage".

O que este relatório do "Recon and Damage" mostra?

Quando solicitado um relatório ao "Recon and Damage", o controle do setor mostra uma lista dos "Target for today" - Objetivos para o dia, e depois informa se foi observado danos nestes alvos pelos (fictícios) voos de Recon. ;)

Este relatório pode ser algo como:

"Quatro navios de carga foram afundados no porto de Le Havre".

Ou, no caso de ser uma área-alvo designada para ser atingida a partir de bobardeiro nivelado de alta altitude:

"O pátio ferrroviário de Beauvais sofreu danos leves" .

E se o alvo for trem e vários veículos transferindo carga de/para ele?

Esses elementos podem gerar relatórios de danos distintos. Destrua o trem e o relatório de danos vai refletir isso. Destrua os veículos de apoio e serão adicionados ao relatório.

O relatório deve ser específico para o alvo. No caso do alvo a ser atacado for um aeródromo, destruir as aeronaves dispersas no campo é uma importante razão para o ataque, e como tal, completando essa tarefa ela fará parte do relatório de danos.

"Nivelar" o campo inteiro também é algo muito interessante para se fazer, então se você causar este tipo de dano, ele também será incluído no relatório.

No entanto escolha seus alvos com cuidado. Se voc~e pilota um solitário bombardeiro (leve) Blenheim então talvez tentar destruir as instalações portuárias de Dunkirk vai ser um pouco fora de sua capacidade.
Lembra-se do pequeno porto na Holanda que os Aliados colocar fora de ação bombardeando?
Mas o quartel-general da Gestapo em Caen ... talvez sja um pouco mais viável.

A cada semana mais alvos vão ser adicionados ao mapa. Atualmente a 19 alvos altamente detalhados, cada um com um relatório de danos bem detalhado.
O número de alvos que pode ser adicionado numa missão ainda não foi determinado, nem todos estarão disponíveis ao mesmo tempo, mas todos eles aparecem ao longo da rotação do mapa.

RESUMO

Em resumo, o servidor esta "aberto para negócios". Venha conhecê-lo. :)

Não vai ser do agrado de todos.

É para pessoas que querem fazer um missão completa, do ligar ao desligar dos motores.

É para pilotos que combate contra bombardeiros voando a altitudes realistas e não quer decorar a rotina dos vôos da AI em uma semana.

É para para os pilotos que gostam da emoção de caçar alguém através do mapa e, em seguida, voltar para casa vitorioso ou "depenado".

É para os pilotos de bombardeiros que querem experimentar a experiência bombardeiro provavelmente mais realista disponível online para o Cliff of Dover.

Não é para pilotos que dispõem de 10 minutos e querem decolar, atirar em algo/levar uns tiros e sair (NT: Prestigiem o AX-Dogfights, o "Islas Margarita" do CloD ;) ).

Não é para jogadores que gostam de comparar o Net stats com os outros (score killers).
Não é para jogadores acostumados ao "Target destroied" do il-2'46. :)

Usufruir do servidor exige tempo, somos defensores da "qualidade sobre a quantidade".
Se concorda com isso, passe por Biggin Hill, é bastante agradável nesta epóca do ano... ;)
Enfim, algo diferente da tradicional "receita online" aproveitando as possibilidades do CloD - que segundo o Colander apenas uns 50% estão ativados...

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 23 Apr 2014 10:32, edited 1 time in total.
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28_Condor
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Re: CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

Post by 28_Condor »

S!
Um ex-bomber ace do '46 (costumava jogar bombas pelas chaminés dos navios) eventualmente extravasa lá sua frustração manejando Ack-Ack.
Quando terminar minha tese volto a ler este loongo post :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
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Re: CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

Post by 21_Sokol1 »

Resolvi fazer um teste neste servidor e como arranjei um monitor CRT velho, usar o VC. Até editei nele a cor da agulha do P-8 para ficar "red on red". ;)

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O VC funciona como um relógio suíço, até a tremida das agulhas dos contagiros reproduz. Os ajustes do bombsight só aparecem se forem efetuados no cockpit do navegador/bombardeador. :)

Blenheim em Cantebury, vento "moderado"... algum "balé no gelo" para chegar na cabeceira, decolo, alguma dificuldade para trimar o avião (*) e o motor esquerdo para!!! :o

Não ouve magneto, fuel cock, PP... mandiga que fizesse ligar de novo... Não entendi o porque desta falha... :?: "Ditichng" numa plantação de beterrabas.

Avião "revisado", decolo novamente e sem saber o que fazer coloco no rumo 180º.

Consulto o RDF para saber o "Target for today" - mandam atacar um "posto de comando da Luftwaffe" em Yerville, ao sudoeste de Dieppe, que esta mais ou menos... no HDG 180º. :)

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Engraçado é que a comunicação do "RDF" começa na janela Voice e termina na System...

Continuo encucado com o trim do avião (*), ainda mais porque colocando "trim para trás" a agulha no VC sobe, é que ela monitora a posição do nariz do avião e não a posição do trim... :^)

E como achar o tal "posto de comando" numa vilazinha no meio da França, a 17000 pés?

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Bom, usando os rios no mapa como referência e comparando com os "Amazonas" do cenário consigo pegar o rumo, e uma 1/2 hora depois, justamente no momento que localizo a vila na colcha de retalhos do cenário sou desconectado... Ué, mas a missão não é "24/7"? :^)

Aconteceu que tinha ligado o bendito "track record" do CloD, que estoura a memória em ~1/2 hora... |(

(*) Bem depois de ter saido do jogo lembrei que tinha descentrado eixo Y do joystick com o DView para testar com os "benditos" aviões gambirarra do Bo$... |( Por isso usou praticamente toda a trimagem. :@

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Re: CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

Post by 21_Sokol1 »

Updates
. Comando de Bombardeiros - O menu "missão" agora tem outra opção:

6. Authorise Bomber Mission In This Sector

O jogador que logar primeiro pode solicitar uma missão de bombardeio.
Esta missão de bombardeio sera carregada juntamente com uma descrição da missão.
As missões de bombardeio vão desde pequenas incursões a grandes formações de aeronaves.
Esta missão não inclui escolta, e os jogadores deverão protegê-los providenciando escolta.
A missão selecionara um alvo em terra que esteja disponível para o Controlador do Setor com o qual você esta se comunicando.
Se uma missão de bombardeiros está em andamento, a opção do menu mudará para:

6. Bomber Mission Active In Sector: "?"

O "?" será substituído pelo setor da missão ativa no momento: Luton, Pinetree, ou Angel.
Selecionar esta opção dará acesso a descrição missão atual, mas não irá lançar outro ataque enquanto o limite de tempo da missão em curso não tiver esgotado.

O limite de tempo após o lançamento da missão é de 2 horas .
Após decorrido esse período de tempo, a opção no menu será revertida para "Authorise Bomber Mission In This Sector" e outra missão poderá ser iniciada.
Uma mesma misão pode ser lançada novamente, se achar que o alvo não foi destruido completamente.
Ou selecione uma diferente.

Atualmente existem mais de 18 tipos de missões de bombardeios.
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Re: CloD - Servidor do No.401 "Above and beyond".

Post by 44_Santo »

Esse negócio parece bom demais. :rock:

Mas não tá dando tempo para testar esse servidor e minhas aulas já voltaram. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
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