Página 1 de 1

Motor "Hit and miss"

Enviado: 10 Jan 2019 15:40
por 21_Sokol1
Um curioso motor estacionário usado no começo do século passado até 1940's em serrarias, bomba d'água, gerar eletricidade... hoje objeto colecionável e de modelismo.* :)

Imagem

Esse no Pakistão deve estar trabalhando a quase um século.

https://www.youtube.com/watch?v=M9GntRCXy50&t=160s

http://rockislandplowco.com/misc/engines/RI-R&V2.JPG

Como funciona:

http://hpwizard.com/hit-and-miss.html

https://www.youtube.com/watch?v=fYKxwno6QUY

O curioso deste tipo de motor primitivo é que ele não segue o ciclo Otto (4 tempos) ou 2 tempos, mas "explode" ou "falha" baseado numa rotação mínima. A ignição era um sistema "centelhador" com baixa corrente.

Só a válvula de escapamento tem acionamento mecânico, que mantentem a válvula aberta se a rotação estiver acima da mínima - controlada por um governador centrífugo, que também controlava a admissão de combustível.

Imagem

Com a válvula de escape aberta não a admissão, mas se esta válvula se fechar a válula de admissão funciona - acionada pelo vácuo provocado pela descida do pistão, e no ciclo seguinte, acontece a compressão e a ignição.

Imagem

É um "poof', woosh, woosh, woosh... pooft". :D

Basicamente a explosão acontece para manter a inércia dos grandes volantes.

O sistema tem baixa eficiência, fabricaram modelos de 1 a 100 HP, além de ter uma alta relação peso e tamanho em relação a potência - pelas limitações dos metódos construtivos da época.

Mas consumia relativamente pouco combustível, podendo ser ligado com gasolina e alimentado com querosene. Funciona em baixas rotações - 80 a 600 RPM, mas faz relativamente pouco barrulho no escapamento.

Um 4HP numa pequena marcenaria:

https://www.youtube.com/watch?v=dySxypkHOKY

A não ser pelo barulho menor quando funcionando era uma espécie de Fusca. :P

Ligar um motor maior podia levar mais de 1/2 hora e o motor precisava ser monitorado e lubrificado manualmente de tempos em tempos.

* Um modelo em escala (made in China), o pequeno tamanho faz girar mais rápido, mas da para perceber as "falhas" no ciclo.

Imagem

https://www.youtube.com/watch?v=mbiM_qRLj8M

https://youtu.be/0mgjPH3B5KE?t=101

Re: Motor "Hit and miss"

Enviado: 13 Jan 2019 16:35
por 28_Condor
Interessante :geek: