Tintas alternatvas.

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
Post Reply
Hades

Tintas alternatvas.

Post by Hades »

:s:

No modelismo sempre tentamos buscar uma forma de diminuir os custos e como já foi falado aqui, as tintas alternativas como Acrilex e Decorfix estão tendo uma boa aceitação e são boas para utilização no plastimodelismo, pois o custo é bem menor que os das tintas de modelismo.

Com isso existem várias receitas de como preparar a tinta para ser utilizada no hobby, sendo que para mim a melhor aplicação é feita com aerografo, mas há que use no pincel e até acham os resultados satisfatórios.

Venho utilizando estas tintas comuns e já experimentei as receitinhas, e partir em busca de uma receita própria, e que me agradasse, em termos de aderência, , textura, maciez, corbertura da área, utilização em pincel e aerógrafo.

Cheguei a seguinte receita:

10ml de Thinner Acrilex
25ml de Cera Brilho Fácil
25ml de Tinta Acrílica Fosca (Acrilex ou Decorfix).
------------------------------------
60ml de Tinta pronta para uso.

A tinta ficou macia, fácil de utilizar tanto em pincél como em aerógrafo, teve ótima aderência aplicada diretamente no plástico ou sobre o primer, a textura da tinta ficou bem fina e suave, tempo de cura ficou o mesmo, dependendo do clima de 24 à 48H, podendo ser adiantado com secador de cabelos.

Tabela de cores e misturas para Acrilex e Decorfix.
http://www.plastidicas.com.br/acrilex.html

Tabela de referência para plastimodelismo.
http://www.3works.com.br/plastimodelismo/tabela.htm

Abraços
SP!
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

S!

MAS BAHHHHHH TCHÊ....vou te dar um beijo na boca :shock: :shock: :shock:

Cara, eu tava atrás desta receita a algum tempo...e tipo, só uma pergunta:

o acabamanto é fosco, mesmo com o brilho fácil?

cara, é foda pagar 28 reais por uma tinta importada de qualidade...

valeu mesmo! :ok

P.S. o beijo na boca é bricadeira, viu? :lol: :lol: :lol:

Abraço!
Abraços,
Krauthein
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!
Shinke wrote: MAS BAHHHHHH TCHÊ....vou te dar um beijo na boca :shock: :shock: :shock:
É Hades...... Parece que vc está arrebatando corações por aí hein!

SP!
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Post by 22_Ponte »

S!

:shock:
Shinke wrote: MAS BAHHHHHH TCHÊ....vou te dar um beijo na boca
:lol: :lol:

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Hades

Post by Hades »

:s:

:shock:

Shinke wrote:S!
MAS BAHHHHHH TCHÊ....vou te dar um beijo na boca :shock: :shock: :shock:
:scare:

Sai dessa este negócio de beijo na boca é bravo heim... tô fora!! comigo não!! :no :repuke: ECA!!!!

Mas falando sério, esta receita foi experiências minha, aí cheguei a esta mistura, deu certo, fiz testes em sucatas, plastico, madeira, papelão, até ter coragem de colocar no kit

Veja as fotos:

Image
Primeira mão de tinta, ontém à noite, por volta das 19H, dei uma acelerada no processo de secagem da tinta com secador de cabelos, por cerca de 10 minutos, vento forte e alternando entre quente e frio.

Image
Hoje pela manhã, 9H, depois de ter dado uma "lixadinha" com bombril para deixar a tinta mais uniforme e macia.

Image
Segunda e última mão de tinta, hoje à tarde, também acelerei o processo de secagem, deixando uns 5 minutos no sol, para poder pintar a barriga do modelo, depois mais 5 minutos de sol, e 10 de secador novamente alternando entre quente e frio para acelerar o processo de secagem.

Repare que com a mistura a tinta fica acetinada, num bom tom para pintar os modelos foscos.

Abraços
SP!
User avatar
Shinke
Marraio
Marraio
Posts: 1075
Joined: 14 Mar 2007 21:00
Location: Canoas/RS
Contact:

Post by Shinke »

s!

Hades, será que se diminuir a quantidade de cera, diminui o acetinado? pela foto percebi quw tem um leve brilho no modelo...

Parabéns pela pesquisa :ok

Vou começar a testar aqui

Abraço
Abraços,
Krauthein
Hades

Post by Hades »

:s:

Shinke

Não testei com menos cera, o teste foi feito com mais e menos thinner, o melhor resultado foi este.

Porém levando-se em conta que a tinta usada na época da WWII, a finalização não era 100% fosca, ficando sim um leve acetinado, mas se quer um modelo fosco, pode depois de colocar os decais e tudo mais, dar uma finalizada com o verniz acrílico fosco, eu uso o da acrilex também, diluído em alcool comum ou isoporpílico, também pode ser diluído em água.

Abraços
SP!
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Post by 40_Griffon »

Bom, dando uma desfribilada aqui. :-P

Compre esta belezinha aqui.
Image

Tomei coragem e superei meu trauma de ter montado um YF-22 da Testors a 5 anos atrás (dinossauros do hobby modelismo iriam literalmente me matar se tivessem visto o terrivel resultado da montagem do pobre Lightning) e deixei de lado os Snaps, Tailwinds da Maisto e os Force of Valor da vida e resolvi montar este "Pony" ja que não tenho nenhuma variante dele a não ser uma D da NewRay que ja vem pronta. :lol:

Estou quase finalizando ele e além de colocar os decalques bem colocados, desta vez quero pintar ele bem caprichado (não sou um Renoir mas vamos lá), vou comprar os pincéis para iniciante que foram indicados em um tutorial no site WebKits pra tentar fazer uns acabamentos legais, principalmente no trem de pouso que foi a parte que eu mais suei até agora pra montar, não vale a pena gastar R$ 9,99 nas tintas da Revell para este primeiro modelo, o que eu queria saber é, eu passando estas tintas Acrilex feita exatamente com a preparação que é sitada neste tópico as marcas de cola que ficaram no modelo saem ou eu preciso passar alguma beestera pra que as mesmas sumam do Mustang, e outra dúvida, elas fixam bem no acrilico do cockpit ou preciso para este fim alguma tinta especial? Haaa, o que vocês usam para deixar deixar o cockpit aberto na marra? Queria deixar o meu aberto, no padrão do P-51 B.
O modelo ja vem na cor padrão VERDE ESCURO, esta cor padrão pode influenciar no trabalho de pintura final com estas tintas?

Grato desde já pela ajuda pessoal. Vou finalizar e depois posto aqui o resultado desta desventura. :lol:

Abração

Luis
Post Reply