Livro: Sea Harrier over the Falkands: A Maverick at War.

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Livro: Sea Harrier over the Falkands: A Maverick at War.

Post by 21_Sokol1 »

Terminei de ler este livro do "Sharkey" Ward - comandande do esquadão 801da FAA, recomendo.

Image

No início dos 80's os pilotos da FAA (Marinha Inglesa) estavam entre os "Top Gun".

Em competições simuladas venceram os Aggressor (F-5) e os Eagles (F-15 estacionadas na Alemanha) da USAF, seja no combate 1x1 ou por equipes.
Ou qualquer outro avião de caça Europeu que os enfrentaram.

E o Sharkey era realmente um "Maverick", nenhum outro piloto da FAA era capaz de vencê- no combate simulado. Durante a "viagem para o Atlantico Sul" os pilotos, a não ser que o tempo não permitissem fizeram vôos diarios - inclusive à noite - de treinamento de combate, bombardeiro, dispararam o primeiro Sidewinder AMI9L de um Harrier, contra um "tossed" flare.

O Sharkey fez tres kills nas Falklands (Malvinas), inclusive o C-130, que depois do primeiro AIM-9L "short" (esgotou a propulsão antes do alvo) acertou outro entre os dois motores da asa esquerda e para garantir o "kill" colocou as 230 granadas de 30mm do Aden na parte traseira da fuselagem, o que destruiu leme, profundor e o Hergules mergulhou na vertical.
Disse que "nehuma granada fez 'splash' no mar logo abaixo".

Segundo ele a única coisa efetiva que os Argentinos poderiam ter tentado era enfrentar o combate pelo domínio do espaço aéro.

Iriam ter perdas elevadas, mas eventualmente poderiam terminar em vantagem, o que deixaria os navios da Marinha Inglesa mais vulneráveis.

Mas só ensaiaram tímidos "hit and run"** no 1º de Maio, perderam 2 Mirages e depois disso só correram da "Muerte Negra" - os Ingleses captaram esta referência ao SHAR no rádio Argentino e usaram para efeito psicológico:

Sintonizavam o canal "Guard" Argentino e transmitiam: "La Muerte Negra essss coming!". :)

* O combate simulado contra os Aggressors (F-5) mostrou uma coisa interessante, resultados:

12:1
9:3
6:6

Final SHAR 27 kills contra 10 perdas.

Mas o resultado da terceira rodada, 6:6 mostra que os Aggressors se adaptaram as táticas do SHAR. ;)

** Nestes "hit an run" de 1º Maio os Mirage III mergulhavam de alta altitude, quando o RWR apitava ejetavam os tanques auxiliares e fugiam.

Imagina-se que a Argentina não dispunha de muitos tanques ejetáveis extras para os Mirage III... :P

BTW - Depois da guerra a RAF, cujos inúteis ataques de Vulcan consumiam ~800.000 litros de combustível - e um deles lançou 21 bombas... desarmadas :P - fez tanta propaganda que uma pesquisa nas escolas Inglesas no final dos anos 80 revelou que para os alunos, nas Falklands:

O exército venceu a guerra no solo.
A RAF venceu a guerra no ar.
E a marinha não fez nada.


:rofl:
Post Reply