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MensagemEnviado: 03 Abr 2010 04:25 
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No IL2 há varias polêmicas bizantinas sobre o desempenho dos aviões :geek:

Uma delas é a que envolve o P-39, que reza que o Cobra tem um desempenho exagerado no simulador do Oleg, já que, historicamente, a propria USAAF rejeitou o avião pela sua má qualidade, e que foi rejeitado uma segunda vez pelos ingleses pelo mesmo motivo. Enfim, foi entregue aos soviéticos, que, desesperados, iriam aceitar mesmo a tranqueira voadora. O fatos dos russos terem amado o avião se deveu, dizem, apenas pelo poder de fogo do avião para ataque ao solo.

Essa versão sempre me pareceu preconceituosa, mesmo porque os sovieticos não aceitava tudo. Não tiveram interesse, por exemplo, pelo Mosquito, já que entendiam que o Pe-2 era igual ou melhor em performance.

Como fã do P-39, esperava encontrar uma explicação melhor do sucesso do modelo entre os russos. E essas explicações estão num site russos (ora, pergunte aos próprios!) pelo qual já tinha passado mas não lido atentamente o seguinte artigo que explica o porque do P-39 do Oleg ser bom:

http://lend-lease.airforce.ru/english/a ... /index.htm

Como explica o proprio Valeriy Romanenko:

Citação:
One who has carefully read the material above regarding the Airacobra might logically ask the question, why was this same model of the airplane so bad for British employment and so good for Soviet employment? What can explain this contradiction?

There were several reasons. We will dwell on the most important: First, we received already "reworked" aircraft that lacked the initial deficiencies. Second, our specialists tested the Airacobra for the specific altitude envelope of the Soviet-German front, which corresponded well with the best flying performance characteristics of the aircraft. Third, the aircraft actually were not bad. And fourth, the brief test period did not permit sufficient testing to expose the basic weaknesses of design and construction that were later revealed in the process of mass exploitation. The flat spin, the engine throwing connecting rods, and other manifestations were yet to be discovered.


E sobre o defeito mais chato do P-39 (stall em parafuso), ele explica:

Citação:
As was graphically expressed in the words of I. G. Rabkin, the Airacobra at the institute was never far from view. Highly qualified specialists of the NII VVS pored over it through the course of an entire year: pilots V. E. Golofastov, K. A. Gruzdev, Yu. A. Antipov, A. G. Kochetkov, engineers P. S. Onoprienko, V. I. Usatov, P. S. Ivanov, and V. Ya. Klimov. After the defects in the engine, the most serious "illness" of the Cobra was its tendency to enter into a flat spin. The correct diagnosis of this "illness" was not discovered immediately. It took several months of testing, during which one of the best pilots of the NII, Major K. A. Gruzdev, died. This experienced test pilot, from a front-line unit (former commander of 402d and 416th IAPs, 17 kills), took off in AH628 on 2 February 1943. He spun the aircraft for about an hour in the sky above the town Koltsov, near Sverdlovsk, where the institute had been evacuated. After this the aircraft went into a dive and exploded on impact with the ground. They "defeated" the spin on later models of the Airacobra.


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MensagemEnviado: 03 Abr 2010 13:58 
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Belo post, Condor. No IL-2 o Airacobra é um oponente de respeito; gosto muito das missões onde ele está disponível. :)

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MensagemEnviado: 03 Abr 2010 18:14 
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Condor,

Esta polemica avião na real x avião no simulador as vezes deconsidera alguns fatores:

- O piloto: um piloto de simulador dedicado tem muito mais horas de treino do que um piloto real da WWII, uma literatura de 60 anos de combate aéreo para estudar e pode aprender com seus erros fatais, já que existe o re-fly, e pode acabar desenvolvendo instintos - como o tiro de deflexão - de fazer inveja a alguns ases reais.

Isso não significa que um piloto de simulador iria se dar bem contra um piloto real em combate real, se fosse possivel criar este cenário.

Um exemplo: Chora-se que o P-51 do Oleg é under e bla-bla-bla, pois na WWIi o P-51 era um "matador.
Mas esquecem um fator importante: o piloto, em meados de 1944 até o fim da WWII os novos pilotos alemàes iam para combate com pouco treinamento, assim mesmo que pilotassem um bom avião (BF-109, FW-190) perdiam em qualidade de treinamento para os Joeys, que alem do mais tinham superioridade numerica, assim os pilotos da USAF tiveram sua versão do "Mariana's Turkey Shoot".

No simulador estes fatores não se repetem.
Quem voa azul tem a vantagem de basicamente pilotar 109/190.
Se voce inventa de ser Red, muda o mapa voce tem que ora voar de Hurricane, P-40, P-38, P-41, Mig, Yak... Assim o piloto blue pode se tornar um especialista melhor, já que basicamente voa variações de um mesmo avião, esteja combatendo contra americanos, ingleses ou russos.

Da mesma forma os "Luftwhiners" vivem dizendo que o Oleg estragou o 109/190, pois na RL ouve vários ases alemães com mais de 100 kills, então para estes qualquer um que voar um destes aviões no simulador tem que ter um escore proporcional.

No texto quotado acima o russo diz que o P-39 foi testado - e aprovado - no envelope de altitude do front leste, desconheço qual seja, mas imagino que seja relativamente baixo, já que ali o avião se especializou no ataque ao solo.
Na vida real, no Pacifico o P-39 pagou mico contra os Zeros, ex. em Guadalcanal, mas veja que neste cenário os combates ocorriam a grandes altitudes. Para obter aos escore positivo que tiveram os pilotos da Cactus Air Force procuravam sempre atacar de cima e sempre que possível não se envolverem em combates individuais.
O P-39 não tinha motor para um bom desempenho a altas altitudes.

No simulador 90% dos combates ocorrem a baixa altidude, e ai, um P-39 corretamente pilotado dificilmente sera pego pelos anemicos Zeros do inicio da Guerra.

Um gringo postou por ai uma teoria interessante: quando (e se) sair o Korea do Luthier vai estar cheio de nego chorando que o F-84 esta under e bla-bla-bla, pois na RL o escore foi de 10:1 (segundo os gringos), mas esquecerão que a maioria dos pilotos inimigos eram koreanos com um treinamento inferior - embora seu avião fosse equivalente e em alguns aspectos superior. Isso não se repetira no simulador, pois muitos dos que optarão pelo Mig-15 poderão ser ases dos céus virtuais.

Voando no Zeke X Wildcat as vezes se topa com um grupo cujo nome não me recordo, que voa F4F, mas estão sempre em grupo e nunca engajam em combate sozinhos, usam basicamente o "hit and run". É bonito ver o baile que eles dão nos Zekes. Suas técnicas compensam as deficiências do avião.

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MensagemEnviado: 03 Abr 2010 21:02 
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Voce tem razão, Sokol, se sair esse sim da Korea com as caracteristicas reais dos aviões vai ser muito dificil um cenario de F-84 vs MIgs. O F-84 tinha só .50, e eram muito dificil abater os MIGs com isso, que além de canhoes de 30mm tinham uma tremenda blindagem. No começo da guerra, enquanto havia experientes pilotos russos, os americanos tiveram dias de amargura no céu. Eles se impuseram mesmo é pelos números e pela tática, questionável, de atacar sistematicamente os aerodromos com os aviões decolando e pousando.


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MensagemEnviado: 04 Abr 2010 09:47 
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Pesquisando em vários sites , também me surpreendi com os elogios dos russos aos p-39 .

Os russos voavam muito baixo , em razão das peculiaridades do front . Nesta faixa de altitude o p-39 ( 0-2500 metros) tinham um bom desempenho . Os bf-109 apresentavam um comportamento de vôo algo semelhante nesta mesma faixa . Então pilotos bem treinados estavam em igualdade de armas. No entanto o bf-109 tinha um desempenho muito superior em altitudes elevadas , situação que não era muito muito comum na frente oriental .


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MensagemEnviado: 04 Abr 2010 13:33 
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No texto fica claro que com os russos o P-39 teve chance de ser testado largamente e corrigido, algo que não aconteceu com os americanos e britanicos. Os russos detectaram os pontos criticos e então corrigiram os principais problemas apontados por americanos e britanicos (solução que não foi vista por estes, apenas viram um avião de que não gostaram). É só pensar como pequenos detalhes podem transformar uma aeronave de uma maquina suicida para uma excelente máquina. Vejam só o exemplo do P-47D, que apenas com uma insignificante aleta dorsal corrigiu um problema aerodinamico que foi fatal para varios pilotos, inclusive um jambock!


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MensagemEnviado: 04 Abr 2010 13:38 
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E, óbvio, o Oleg modelou o P-39 tal qual foi usado pelo russos, não o dos americanos :)



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MensagemEnviado: 04 Abr 2010 23:36 
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21_Sokol1 escreveu:

Quem voa azul tem a vantagem de basicamente pilotar 109/190.
Se voce inventa de ser Red, muda o mapa voce tem que ora voar de Hurricane, P-40, P-38, P-41, Mig, Yak... Assim o piloto blue pode se tornar um especialista melhor, já que basicamente voa variações de um mesmo avião, esteja combatendo contra americanos, ingleses ou russos.



Esse é um detalhe para o qual eu sempre chamei a atenção.

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MensagemEnviado: 06 Abr 2010 20:49 
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E ainda tem gente que abusa do P-39 em baixa altitude:



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MensagemEnviado: 06 Abr 2010 22:15 
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Ó Loco, não tentaria essa manobra nem no IL2 :o

Que frieza a dos narradores hein :^)




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MensagemEnviado: 06 Abr 2010 22:56 
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Devem estar acostumados já.


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MensagemEnviado: 22 Abr 2010 17:17 
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Acho o 39 no IL2 ótimo! Aquele 37mm decide situações! O Chuck Yeager adorava voar nele.


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