WWII Trivia

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
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saraiva
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Post by saraiva »

Rapaz bom de bola, sô!!!!! :D

Junkers Ju 290

Desenvolvido diretamente do transportador civil e militar Ju 90, o quadrimotor Junkers Ju 290 deveria substituir o Fockw-Wulf Fw 200 que, por volta de 1942, já se mostrava vulnerável e lento quando confrontado por aeronaves da RAF. Foi só em 1943 que o Ju 290, que nunca foi muito utilizado em transportes, recebeu extensivas modificações para se tornar uma aeronave de reconhecimento marítimo com a instalações de radares e mais armamentos.
Quando o grupo de reconhecimento Fernaufklärungsgruppe 5 foi formado no verão de 1943, três dos novos Ju 290A-2S foram entregues e serviram em Mont de Marsan na França. Mais tarde cinco Ju 290 A-3 com motores BMW mais potentes e cinco Ju 290 A-4 com torres dorsais melhoradas foram entregues. Em Novembro, novos Ju 290 com capacidade de 6.100km de alcance foram postos em serviço no Atlântico para denunciar as posições de comboios para U-boats.
Onze aeronaves Ju 290 A-5 com maior blindagem e canhões de 20mm foram entregues ao FGRr 5 em 1944. Uma dúzia das variações Ju 290 A-7 eram verdadeiros aviões anti-navios, capazes de carregar até três Henschel Hs 293 ou armas Fritz X sob a fuselagem ou a asa. Também havia uma nova seção no nariz com uma arma de 20mm e um equipamento de rádio FuG 200. Apenas três Junkers Ju 290 A-9, com menor blindagem, menos armamento e alcance de 8.000km, foram produzidos.
Assim que a Batalha do Atlântico tornava-se irreversivelmente a favor dos Aliados com a perda das bases Alemãs na França em 1944, A FAGr 5 foi trsanferida para o leste e utilizada em transportes. Algumas aeronaves voavam sem parar até a Manchúria carregando suprimentos especiais aos Japoneses e trazendo de volta materiais essenciais para a Alemanha.

Especificações do Junkers Ju 290 A-5

Tipo: aeronave de reconhecimento marítimo de nove assentos
Motor: quatro motores radiais BMW 80 ID resfriados ar, desenvolvendo 1.700hp
Performance: velocidade máxima: 440km/h a 6.600 metros; sobe até 1.000 metros em 4,2 minutos; teto operacional: 6.000 metros; alcance máximo: 6.150km
Pesos: vazio: 27.700kg; máximo na decolagem: 45.000kg
Dimensões: envergadura: 42,00m; comprimento: 2864m; altura: 6,83m; área da asa: 204m²
Armamento: 6 metralhadoras MG 151/20 de 20mm, duas torres dorsais, uma metralhadora de 13mm na gôndola ventral; normalmente, bombas não eram carregadas

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legionario_ros

Post by legionario_ros »

02_Weissheimer wrote:Otimo Tupan, era isso mesmo, faltou só falar da proibição do alto comando alemão que nenhum plano poderia.... "voar"!!

Vai você agora!
mmm... ainda to na página 4 ou 5, gente... já chego no fim e participo hehehehe

"Fall Gelb" é "Caso Amarelo". Fall, em alemão, é "caso" (mas pode ser "queda", como em "Fall der Mauer", queda do muro [de Berlim, comemorada ontem]). "Auf jeden Fall", anyway... :D
legionario_ros

Post by legionario_ros »

Não encontrei a quantas andam as perguntas...

mas tenho uma:

Qual foi o piloto brazuca que sobreviveu a um "toque" após a decolagem, quando, pela primeira vez, se tornara líder de seu grupo? Ele decolava num A-6, e o tanque de combustível extra (no sei o nome) bateu num poste logo após o fim da pista, já que o avião carregava duas bombas de 500lbs. Ele conseguiu domar a fera e contornou o circuito de decolagem, voltando a pousar. Sempre voou no esquadrão "RED", quase sempre foi o ala do segundo elemento e fez 59 missões durante a guerra. Quando retornou ao Brasil, realizou sua 60º missão. ;) Tinha uma namorada italiana chamada "Dora". E era aqui das pampas, tchê! :-D
legionario_ros

Post by legionario_ros »

legionario_ros wrote:Não encontrei a quantas andam as perguntas...

mas tenho uma:

Qual foi o piloto brazuca que sobreviveu a um "toque" após a decolagem, quando, pela primeira vez, se tornara líder de seu grupo? Ele decolava num A-6, e o tanque de combustível extra (no sei o nome) bateu num poste logo após o fim da pista, já que o avião carregava duas bombas de 500lbs. Ele conseguiu domar a fera e contornou o circuito de decolagem, voltando a pousar. Sempre voou no esquadrão "RED", quase sempre foi o ala do segundo elemento e fez 59 missões durante a guerra. Quando retornou ao Brasil, realizou sua 60º missão. ;) Tinha uma namorada italiana chamada "Dora". E era aqui das pampas, tchê! :-D
No meio acadêmico, citar-se a si mesmo é sinal de burrice heheheh MAS: o piloto era o Fernando Pereyron, que escreveu um livro chamado "A missão 60", que seria a sua "última" missão depois da guerra, onde conta como foram as coisas, etc. O livro é bem interessante, mas acho que esse pessoal que realmente viveu as coisas, se concentra em aspectos muito mais generalistas do que específicos. "Fizemos o check e decolamos. Destruímos 2 pontes e pousamos às 14h." E o que mais??? Como o avião reagiu?? fazia frio? o motor ligou, fumaceou, fez algum barulho? como foi a decolagem, como estavam os instrumentos, qual a formação e o destino, como foi o vôo, etc??? essa dúvidas (na verdade essa curiosidade) que a gente acaba tendo porque tenta, ao nosso modo, reviver, recriar... Mas é compreensível, porque certamente para eles, isto não era o mais importante, isso já era "como andar de bicicleta".
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Curiosidade da Guerra da Indochina:

Durante a Guerra da Indochina, no inicio 1952 os franceses efetuaram um assalto aerotransportado a Hoa Binh, ao norte de Hanoi, na tentativa de manter aberta a Route Coloniale 6.

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Numa determinada aréa ao invez de soldados os Ju-52 Toucan lançaram sacos de areia presos a velhos paraquedas.

Assim que o Viet Minh convergiu sobre esta area de salto, em terreno aberto, foram atacados com napalm e metralhados por B-26 Invader e F8F Bearcat, sofrendo pesadas perdas.

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Embora segurasse a localidade os Franceses não suportartam os contra-ataques posteriores das forças de Giap ao longo da RC 6 e ao final de fevereiro de 52 recuaram da região.

Em 1953, um dos alvos da aviação francesa na Conchinchina eram bufalos!

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Re: WWII Trivia

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Mas qual era mesmo a pergunta? :D

Bom ter desenterrado este tópico, titio Sokol. Precisamos fazer essa carroça andar.

Quem tiver algo interessante pra aguçar a galera, poste aí. :)

SP!
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Cross,

Uma fácil para voce - não é WWII.

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O piloto deste C-119, juntamente com seu co-piloto foi o primeiro de muitos.
Na WWII voou na China no esquadrão "Tiger Shark" dos Tigres Voadores, tendo abatido quatro Zeros.
Depois da guerra voou para a CAT na China, teve uma pane seca, fez um crash landing e foi capturado por soldados de Mao Tsé Tung, teria sido libertado por eles chamando-os de mentirosos.
Ele não é da nacionalidade da insignia no avião.
Poder-se dizer que foi um terremoto.
A pintura representa o dia anterior a uma data importante, de um periodo de 57 dias.

Então que é esse piloto, primeiro do que? E que lugar é este da pintura?

;)

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27_Zylan
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Re: WWII Trivia

Post by 27_Zylan »

1) O piloto é James B. McGovern
2) A primeira baixa americana no que viria se tornar a "Guerra da Vietnã"
3) Laos, próximo ao Rio Sang Ma
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Re: WWII Trivia

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Cara, nem li a pergunta e ele já estava respondida :)

Estando correta a resposta, é sua vez Zylan.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

27_Zylan wrote:1) O piloto é James B. McGovern
2) A primeira baixa americana no que viria se tornar a "Guerra da Vietnã"
3) Laos, próximo ao Rio Sang Ma
Isso mesmo, James B. 'Earthquake McGoon' McGovern.

Piloto americano da Civil Air Transport (CAT) - posteriormente a Air America da CIA - pilotando C-119 para a Força Aérea francesa durante o cerco a Dien Bien Phu.

A pintura representa quando foi atingido pela AAA do Vietmim ao sobrevoar guarnição sitiada para lançar um Howitzer no campo Isabelle.

Com o motor esquerdo parado tentou achar um lugar para pousar no Laos, se estatelando às margens do rio Sang Ma. Sua última transmissão de rádio foi: "Parece que é isso, filho".

McGovern, juntamente com o co-piloto Wallace "Wally" Buford e mais 4 dos 6 outros tripulantes do avião morreram na queda.

O fato se deu em 06 de maio de 1954, um dia antes da guarnição francesa se render - ao fim de 57 dias de cerco.

Assim os dois foram os primeiros americanos a morrer em ação no Vietnam - 7 anos antes do inicio da guerra americana do Vietnam.

O local de sua provavel sepultura foi descoberto por integrantes do Vietnam War MIA em 1997 - mas como era um mero caso de baixa da Guerra Fria, o caso foi arquivado.

Posteriomente por pressão inicada por um ex-piloto da CAT junto ao congresso, o caso foi reaberto e os restos mortais localizados em 2002 e transladados para o cemitério de Arlington.
Recebeu postumamente a Legião de Honra francesa pelas ações em Dien Bien Phu.

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Göcking
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Re: WWII Trivia

Post by Göcking »

Enquanto o Zylan elabora sua próxima pergunta, vai essa bem fácil.

O inverno de 1941-42 foi um dos mais frios em 150 anos e as condições extremamente severas iriam testar homens e máquinas ... O inverno, mais do que a derrota em Stalingrado um ano depois , foi provavelmente o momento decisivo da guerra no fronte Oriental.

O exército vermelho estava muito mais acostumado e muito melhor equipado para a guerra no inverno.

Pergunta, acho que é a 87: Como os Russos improvisavam para dar partida em seus aviões nas condições de frio extremo em que se encontravam? Essa técnica só depois de algum tempo passou a ser utilizada pela Luftwaffe.
"Que homem é o homem que não faz o mundo em que vive melhor."
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

O último ÀS.

O combate aéreo moderno acabou com a figura do ÀS.
Um dos pilotos contemporaneo considerado como o último ÀS nem mesmo obteve os tradicionais cinco kills (com este escore o último foi algum piloto Israelense).

Cesar Rodriguez, piloto de F-15, abateu três aviões em combate.
O primeiro foi um Mig-29 (Iraquiano) por "manoever kill" - durante um Split-S - na chamada
Guerra do Golfo em 1991.
O segundo, na mesma guerra foi um Mig-23 atingido com um AIM-7 - Sparrow (*).
O terceiro, um Mig-29 da Iuguslávia, durante os ataques da OTAN a este país em 1999, nos
desdobramentos dos conflitos no Kosovo.

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Texto: This is an AIM-7 air-to-air missile shot from an F‑15 Eagle detonating on an Iraqi MiG‑29 Fulcrum during Operation Desert Storm.

Esta foto tremida - publicada em uma revista americana - é a visão do HUD do Mig-23 segundos (ou frações de) antes do AIM-7 atingi-lo, extraida dos arquivos digitais recuperados dos destroços do Mig abatido, por uma equipe das Forças Especiais dos EUA. Na foto na revista é possivel ver a silhueta do F-15 ao fundo.

Note que o texto da revista identifica o avião erradamente (Mig-29 e não Mig-23).

Obs. O Capitaão Robert Gordon "Wilbur" Wright, piloto de F-16 abateu, em 1994 - voando pela OTAN - tres Soko J-21 Jastreb sobre a Bósnia, no chamado Banja Luka Incident - o que não foi propriamente um combate aéreo, já que estes eram aeronaves de ataque ao solo. Um abatido com um AIM-7 e dois com AIM-9 quando tentavam escapar a baixa altitude.

Editado: não foi Soko Galeb (de treinamento) e sim Soko Jastreb (de ataque) - maldido Google. :P

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A direita, painel do Soko J-21 Jastreb - note a ascendencia do manche. ;)

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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Falando em botão de disparo dos canhões no Spitfire:

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O Supermarine Spitfire Mk.VC foi equipado com quatro metralhadoras Browning .303-inch e dois canhões de 20mm. Um complexo interruptor montado na
coluna de controle disparava estas armas.
Na excitação da batalha, era fácil a apertar a parte errada do "gatilho", disparando as armas erradas.
Os pilotos de Spitfire encontraram uma solução simples para memorizar as posições do interruptor, transformando um acronimo comum num dispositivo mneumônico.
"BBC" tornou-se a chave para sua boa artilharia.
O acronimo conhecido pela maioria por significar Britsh Broadcasting Corporation, para os pilotos de Spitfire significava
Brownings, Both, Cannon.
Se o piloto apertasse a parte de cima do interruptor, apenas as metralhadoras disparavam (Brownings), apertando no meio disparava ambas (Both) as armas, e apertando a parte de baixo disparava apenas os canhões (Cannon).
;)

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Last edited by 21_Sokol1 on 12 Sep 2013 23:50, edited 1 time in total.
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Re: WWII Trivia

Post by 21_Sokol1 »

Quando saiu o patch 1023 do RoF (incluindo a Colt M1911 .45) lembrei-me que nos (bons) tempos do Warbirds 2.7x online, relataram na RiP Warbirds Board um "causo" de um americano pendurado em seu paraquedas ter acertado o piloto de um dos Zeros que os estavam metralhando com sua ... .45.

Achei a "estória":

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http://www.fieldandstream.com/blogs/gun ... -1911-ever
http://www.airforce-magazine.com/Magazi ... valor.aspx

"Believed it or not."

Outro "causo", da WWI:

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Já este, errou.

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http://riseofflight.com/Forum/viewtopic ... 3&start=30

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Re: WWII Trivia

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